Manuais escolares gratuitos – Todas as informações

By Escola Leave a comment

Neste artigo vamos dizer-lhe tudo o que precisa de saber para obter manuais escolares gratuitos e assim conseguir poupar mais no ano letivo que vem. Todos sabemos o quanto custa todos os anos investir em tanto material. As despesas escolares costumam ser muito elevadas. Aproveite então o programa promovido pelo Ministério da Educação!

 

A quem é destinada a oferta de manuais escolares gratuitos?

Ao contrário do ano passado, a oferta de manuais escolares gratuitos contempla todos os anos de escolaridade desde o 1º ao 12º ano. Esta é uma medida do Ministério da Educação que pretende aumentar a abrangência de acesso a manuais escolares.

Naturalmente que a medida não se aplica a todas as escolas. De qualquer das formas, esta decisão também abrange muitas escolas visto que a decisão foi destinada a todas as escolas da rede pública e também àquelas que têm contrato de associação.

 

Que livros estão a ser oferecidos?

Estão a ser oferecidos vouchers com os quais se pode levantar apenas manuais escolares. Cadernos de atividades, dicionários, livros de preparação para exame e outros não estão contemplados na oferta do Ministério da Educação.

Dizer desde já que a possibilidade de ter acesso gratuitamente a manuais escolares já é muito bom. Como veremos no próximo tópico, poderá ter acesso a outro tipo de livros, como os acima mencionados, de uma forma mais barata e com promoções.

 

Como posso poupar?

O Continente Online tem várias vantagens associadas aos vouchers para o ajudar a poupar em compras de livros e não só. Há grandes promoções:

  • tem 10€ de desconto numa próxima compra online, ao reservar também cadernos de atividades (até 31/8)
  • mais 6% desconto em Cartão Continente, ao reservar cadernos de atividades (até 25/8);
  • a entrega dos manuais é grátis, em morada à escolha, ou pode recolher a encomenda em mais de 600 pontos espalhados pelo país.
  • pode aproveitar ainda 20% de desconto em Cartão Continente em apoio escolar, como gramáticas, dicionários, livros de preparação para exames ou livros do plano nacional de leitura.

 

E se eu quiser receber em casa os manuais?

Se reservar os manuais escolares no Continente Online, pode recolher os manuais escolares em mais de 600 pontos aderentes ou pode recebê-los gratuitamente no local que pretender. Para fazer a sua reserva através do Continente Online , tome os seguintes passos:

  1. Registe-se em www.continente.pt
  2. Aceda à área “Escola” e escolha a opção “Reservar com vouchers”
  3. Indique o local onde pretende receber gratuitamente os manuais escolares
  4. Introduza o(s) voucher(s) e já está feito

Para mais informações aceda a manuais.continente.pt.

 

Quais os passos a dar para obter o voucher?

O acesso a manuais escolares gratuitos é feito de duas formas possíveis: através da plataforma MEGA ou na aplicação para plataformas móveis “Edu Rede Escolar” (iOS ou Android).

Os passos a dar são simples. Sucintamente, os encarregados de educação têm de se inscrever em uma das duas hipóteses referidas no último parágrafo, com o número de identidade e NIF. Seguidamente, este NIF tem de ser validado, através de login, no Portal das Finanças.

É importante também guardar o mail enviado pela escola com os respetivos vouchers.

 

Quando podemos ter acesso aos vouchers?

Já estão disponíveis os vouchers para todos os anos de escolaridade, desde 1 de Agosto, na plataforma Mega, ou na aplicação “Edu Rede Escolar”.

 

De que maneira são distribuídos os manuais?

Os vouchers que permitem receber manuais escolares gratuitos são distribuídos de maneira aleatória podendo calhar tanto manuais novos como usados. Os manuais têm “3 anos letivos de vida” em que podem ser reutilizados. Depois disso, já não são mais utilizados.

Se calhar um voucher em que o manual é novo, então deve ser levantado na livraria. Caso contrário, o manual deve ser levantado na escola.

 

E se não quiser usar a Internet?

Pode também dirigir-se à escola em que o seu filho está matriculado e pedir o levantamento dos vouchers em papel.

 

Quando têm de ser devolvidos os manuais?

Os manuais escolares que estão a ser usados gratuitamente devem ser devolvidos no final do ano letivo, excepto os alunos do 9º, 11º, e 12º anos que estão autorizados a devolver apenas depois dos respetivos exames nacionais.

 

O que acontece se não forem devolvidos?

É importante lembrar que há penalizações caso os manuais não sejam devolvidos ou se forem devolvidos em mau estado. Se isto acontecer, os alunos poderão ter de pagar o valor da capa do livro e, se não pagarem o respetivo valor, poderão deixar de ter acesso a manuais gratuitos nos anos seguintes.

Tagged under:

1 Comentar...

  • maria alvesResponder

    Este ano está a ser um problema em relação aos manuais do 7ano nesta altura ainda não tenho os vochers para levantar os manuais ,aescola culpa o ministerio eles dizem que a escola tem de resolver ,o que sei é que as aulas vão começar e o meu filho não tem os livros espero que se resolva rapidamente a situação porque senão pergunto de quem é a responsabilidade e os miudos como estudam sem os livros ?resolvam esta situação.

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.