O que é o Balcão da Inclusão? Trata-se de uma forma de atendimento da Segurança Social, especializada e dedicada a pessoas com deficiência/incapacidade e familiares ou a elementos do público em geral que procuram informação sobre temáticas da deficiência/incapacidade.
Onde existe o Balcão da Inclusão?
Segundo a Segurança Social o Balcão da Inclusão presta um serviço de atendimento especializado sobre a temática da deficiência ou incapacidade e encontra-se disponível nos Serviços de Atendimento da Segurança Social das sedes dos distritos de Lisboa, Faro, Porto, Setúbal, Vila Real e Viseu.
Que serviços disponibiliza?
- Prestações sociais (subsídios e apoios);
- Respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.);
- Emprego e apoios às Entidades Empregadoras;
- Formação Profissional;
- Benefícios fiscais;
- Acessibilidades;
- Transportes;
- Intervenção Precoce;
- Educação;
- Centros de recursos para inclusão;
- Produtos de Apoios/Ajudas Técnicas.
Como aceder ao Balcão da Inclusão?
O acesso faz-se por marcação prévia através do Segurança Social Direta (clique no texto para aceder ao formulário) ou através do Serviço Local de Segurança Social da zona de residência.
No dia 21 de abril de 2016 a Segurança Social divulgou a seguinte informação complementar sobre o Balcão da Inclusão:
Atendimento especializado da Segurança Social
O Balcão da Inclusão de Lisboa, serviço de atendimento especializado da Segurança Social para a área da deficiência/incapacidade vai, a partir de hoje, funcionar nas instalações da Av. Afonso Costa, 6/8, porta F (este novo serviço resulta da transferência do antigo Serviço de Atendimento para Pessoas com Necessidades Especiais que estava localizado na Av. Manuel da Maia, 40-A, Lisboa).
Para além deste Balcão da Inclusão mais 5 estarão disponíveis, em Faro, Setúbal, Porto, Viseu e Vila Real.
Este serviço funciona todos os dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Tive recentemente incapacidade total para a minha profissão “motorista passageiros “e 15% para resto do trabalho ..ainda não tive conversão do meu posto de trabalho, tenho estado de baixa pelo SNS…foi derivado a um acidente trabalho….tenho direito ao certificado multiusos ?obrigada.