“O que preciso de fazer para assegurar que as faturas são corretamente emitidas para poder beneficiar das deduções à coleta em IRS?” Esta é a primeira de várias perguntas a que (finalmente) a Autoridade Tributária resolveu responder formalmente no seu sítio através de um ofício no qual agrupa várias respostas oficiais sobre perguntas frequentes relativas ao Novo IRS 2015 em seis temas distintos:
- Despesas dedutíveis à coleta – Perguntas no âmbito do sistema e-fatura
- Despesas dedutíveis à coleta
- Agregado familiar e ascendentes
- Categoria B
- Arrendamento
- Residência fiscal em Portugal
A listagem de perguntas e respostas está longe de ser exaustiva mas é um bom princípio ainda que serôdio dado que o calendário fiscal já entrou no segundo trimestre de 2015. Pode descarregar o documento na íntegra aqui com as Respostas oficiais sobre Perguntas Frequentes relativas ao Novo IRS 2015.
Atendendo ao relevo das questões e à limitada publicidade que acabam por ter iremos reproduzir perguntas e respostas em artigos individuais do Economia e Finanças.
Gostava que alguém me informa-se qual a razão de os emigrantes que regressam a Portugal depois de atingirem a reforma serem tributados por um dinheiro que o estado Portugues em nada contribuiu para ele, não se compreende.