Dos 26 países da OCDE para os quais há informação disponível no recentemente divulgado Government at a Glance de 2015 (dados até 2013), apenas a Turquia, a Nova Zelândia, o Chile, a Coreia do Sul, o México e o Japão têm um Estado com uma percentagem de emprego público no total da população empregada inferior a Portugal.
Em Portugal, em 2013, o emprego público representava 16,4% do total do emprego em Portugal, um valor significativamente abaixo da média da OCDE que se fixou nos 21,3%.
Note-se que desde 2013 o número de funcionários públicos tem continuado a diminuir significativamente, indicando a Direção Geral de emprego Pùblico que no final de 2014, o peso do emprego público no emprego total era de 14,6% (o conceito pode diferir ligeiramente do usado pela OCDE). A ler “Função pública perdeu 71 365 postos de trabalho desde dezembro de 2011“.
Que países da União Europeia, membros da OCDE registam valores claramente superiores a Portugal?
Todos aqueles para os quais a OCDE tem informação disponível, a saber:
- Dinamarca,
- Suécia,
- Eslováquia,
- Hungria,
- Estónia,
- Luxemburgo,
- Polónia,
- Irlanda,
- Reino Unido,
- Eslovénia,
- Grécia,
- França,
- Espanha e
- Itália.
Pode encontrar este e muitos outros indicadores sobre a organização do Estado analisada de forma comparada, na OCDE, no Government at a Glance de 2015.