Como habitualmente, assim que se divulga a proposta de orçamento de estado em cada ano, começam a surgir os primeiros simuladores que procuram antecipar qual será o cenário em termos de IRS no ano que se segue. Em concreto, simuladores que procuram determinar a carga fiscal e antecipar qual será o resultado final quando no ano seguinte, neste caso em 2015, se apresentar a declaração fiscal.
Tomando por boa e próxima da final a proposta de Orçamento do Estado para 2014 já apresentada e em discussão no parlamento, já se conhece o seguinte, entre outros:
- Deduções à coleta de IRS em vigor em 2014
- Tabelas com os limites aos benefícios fiscais e deduções à coleta aplicáveis em 2014
- Escalões do IRS para 2014
E com isto já é possível apresentar, de facto, os primeiros simuladores provisórios. E foi o que fez a consultora PwC que preparou uma pequena aplicação suportada em MS-Excel que disponibiliza gratuitamente na sua página especializada no Orçamento do Estado para 2014. Deixamos aqui (clique para aceder) a respetiva ligação para descarregar o ficheiro no seu computador.
Note-se que somos alheios à elaboração do ficheiro e não nos responsabilizamos por imprecisões, incorreções e outros problemas que possa conter. E note também que o Orçamento do Estado ainda não está aprovado pelo que podem vir a surgir alterações. À medida que a situação amadurecer e logo que sejam divulgados novos simuladores daremos deles aqui nota, como habitualmente. Esteja atento e bons negócios!