A União Europeia tem em curso até final de março do corrente ano uma consulta pública em linha (clique aqui para aceder) na qual procura contributos e sugestões relativamente a formas de ajudar os trabalhadores quando as empresas são alvo de reestruturação.
Segundo a Comissão Europeia que está a dinamizar esta iniciativa:
“Alguns trabalhadores mantiveram os postos de trabalho junto de empregadores que não podem prescindir das suas competências, graças a novas modalidades de trabalho, nomeadamente a redução das horas de trabalho e cortes nos salários, em troca de segurança do emprego e outros benefícios, muitas vezes com o apoio das autoridades regionais e locais.
A Comissão quer saber o que pensam os cidadãos sobre as abordagens desta natureza. Por outro lado, pretende recolher opiniões sobre a ajuda que a UE pode dar para incentivar o emprego, o crescimento e a competitividade em situações de reestruturação.
(…) A consulta em linha está aberta até 30 de Março de 2012. As contribuições ajudarão a UE a dar uma resposta mais adequada a futuras recessões e ao impacto da mundialização.
Foi adotado um pacote de novas propostas no domínio do emprego e estão a ser desenvolvidos mais esforços para incentivar maior flexibilidade nas modalidades de trabalho acompanhadas de um elevado nível de proteção social. Trata-se da chamada flexigurança.
Será que a União Europeia, vai ajudar mesmo isso deve ficar só pelas intenções, haver vamos…