O código IBAN ou International Bank Account Number é o número de conta bancária internacional. Surgiu inicialmente no contexto da União Europeia mas tem utilização internacional e permite identificar, entre instituições bancárias de diferente países, as respectivas contas bancárias eventualmente envolvidas numa operação. Cada conta aberta num banco terá o respectivo IBAN.
O IBAN difere do número de conta nacional por lhe adicionar 4 caracteres: 2 que identificam o país e outros 2 que permitem controlar o IBAN de modo a evitar erros de transcrição. A dimensão do IBAN não é fixa pois está condicionada ao número de caracteres do número de conta bancária nacional que o integra. Não pode ter, contudo, mais de 34 caracteres. Em Portugal, tem exatamente 34 caracteres. Começa com PT50 seguidos de mais 21 caracteres que correspondem ao Número de Identificação Bancária (NIB).
Recorde-se que o IBAN substituiu o NIB em fevereiro de 2016 para identificar todas as transações onde o NIB era necessário.
Segundo o Banco de Portugal, o IBAN “permite identificar e validar uma conta de pagamento na Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA)“.
Sobre este tema, não deixe de ler o nosso artigo “Como saber o IBAN da sua conta bancária?“.
Note-se que a divulgação do código IBAN para concretizar transações interbancárias apenas é necessária para concretizar pagamentos. Para realizar transferências a crédito ou de débito direto será suficiente indicar o BIC SWIFT ao prestador de serviços de pagamento.
Este artigo foi atualizado em maio de 2019.