Simulador de custos de intermediação financeira

Há já algum tempo que a CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) disponibiliza na internet um simulador que permite comparar os custos vigentes nos intermediários financeiros autorizados em Portugal. Este simulador permite parametrizar o mercado de negociação, o canal (internet ou banca tradicional), o Banco sobre o qual queremos informação e permite ainda simular uma carteira de investimentos sobre a qual se apurará em última instância o custo de intermediação  (discriminando custos com custódia e custos de corretagem).

Conforme se informa no sítio da CMVM, o resultado da simulação é uma aproximação à realidade, ainda assim é uma ferramenta útil para antecipar despesas para quem pertender comprar e vender acções.

“Os resultados da simulação incluem de forma não discriminada taxas, impostos e custos de terceiros. Alguns intermediários financeiros sujeitam o valor cobrado também a um tecto máximo que não é considerado nos cálculos. Pressupõe-se que o valor da carteira não varia durante o período de um ano.”

Deixar uma resposta