A versão preliminar do relatório Government at a Glance 2013 da OCDE revela que os portugueses estão entre os povos dos países membros da OCDE que mais perderam confiança no governo entre 2007 e 2012. Em 2012, pouco mais de 20% confiavam no governo, um número que é inferior a metade dos que acreditava em 2007 (em Portugal o ano de referência é o de 2006). Apenas na Irlanda, Grécia e Eslovénia a situação se degradou mais do que em Portugal (quanto à percentagem daqueles que acreditada e deixaram de acreditar).
O relatório avança também com o grau de confiança no media (a rondar os 45% em Portugal – ainda que os dados para os media sejam de 2010), nas instituições financeiras (onde o nível de confiança dos portugueses é bem mais elevado, rondando os 50%), entre outros. O relatório é extenso (198 páginas) e avalia e compara várias áreas sectoriais da governação entre os países membros. Há 89 referências a Portugal.
Destacamos, finalmente, que a OCDE detalha informação para 2013 onde compara o grau de confiança nos partidos políticos e no governo. Verifica-se que a confiança no governo caiu para metade em apenas um ano, pois é agora de cerca de 10%, um valor muito próximo do registado para os partidos (ver gráfico da OCDE que reproduzimos).