Quanto pesam os encargos com créditos no seu rendimento global? A taxa de esforço é um indicador que responde a esta pergunta, ou seja, apura-se dividindo os encargos mensais esperados com um determinado crédito pelos rendimentos mensais de quem tem de suportar o crédito.
Se tem mais do que um crédito convem ter ideia de qual a taxa de esforço global dos créditos contraídos pois as responsabilidades são a somar para um mesmo rendimento.
O que fazem as instituições de crédito? Geralmente, consideram o rendimento bruto declarado para efeitos fiscais no ano anterior (por isso pedem a nota de liquidação do IRS) e determinam o duodécimo mensal correspondente (ou seja, dividem por 12). De seguida, apuram o rácio entre os encargos mensais e o duodécimo apurado.
Tipicamente, as instituições financeiras não concedem créditos caso a taxa de esforço ultrapasse os 33% do rendimento. Contudo, a regulação no sector do crédito é dinâmica pelo que é possível que o Banco de Portugal venha a alterar as regras. Consulte o Banco de Portugal ou artigos mais recentes sobre Taxa de Esforço para encontrar informação mais recente.
Se quiser ser mais prudente considere os rendimentos líquidos (tipicamente inferiores).
Esclarecedor este artigo sobre taxa de esforço.
Se me permitem deixo aqui um link para um vídeo sobre o tema no blog Produtos Bancários.
http://www.produtosbancarios.com/taxa-de-esforco-2-minutos-bancarios/
Com os melhores cumprimentos,