O INE divulgou a 30 de dezembro a estimativa preliminar para o valor oficial da taxa de inflação em 2024 bem como para algumas das principais classes de despesa dos consumidores finais que compõem o índice.
Taxa de inflação em 2024: valor oficial
A estimativa do INE é assim que a taxa de variação média mensal dos últimos 12 meses do índice de preços do consumidor se fixe nos 2,42%.
Este valor compara com 4,3% de taxa de inflação atingidos no final de 2023.
A inflação total sem habitação estima-se que se tenha fixado nos 2,23%.
A inflação específica para os produtos energéticos terá sido de 3,22 enquanto a inflação da classe de produtos alimentares não transformados terá vistos os preços subirem ao longo dos últimos 12 meses em 1,63%.
A valor definitivo será publicado a 13 de janeiro de 2025, pelo INE altura em que atualizaremos este artigo com a nova informação e/ou confirmado como definitivo o valor agora anunciado.
Relativamente apenas ao mês de dezembro de 2024, destaca-se uma aceleração dos preços face ao mês homólogo de 3,0%: Segundo o INE a evolução dos preços dos produtos energéticos e dos produtos alimentares transformados neste período, foram as principais forças motrizes deste recrudescimento da inflação em dezembro.
” A variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 4,9% (2,1% no mês anterior) e a variação do índice referente aos produtos alimentares não transformados para 3,4% (1,9% em novembro). Estes dois agregados apresentaram os contributos mais relevantes para a aceleração do IPC total. “