Que história é essa de dia 9 de junho poder votar onde me apetecer? É mesmo assim, no dia 9 de junho de 2024 será possível pela primeira vez em Portugal, votar em qualquer mesa de voto aberta para receber os votos das eleições europeias 2024.
É possível votar em qualquer mesa nas Europeias 2024
Não será obrigatório votar na mesa definida na área de residência do eleitor, poderá votar em qualquer mesa aberta em território nacional.
De facto, se dia 9 de junho vai estar de férias no Algarve, nos Açores, na grande cidade, na província e vai estar longe de casa, não haverá problema. Para votar bastará ter consigo o cartão do cidadão ou outro documento oficial com fotografia que o identifique ou ainda levar consigo dois cidadãos eleitores que atestem, sob compromisso de honra, a sua identidade, ou, ainda, basta ser reconhecido de forma unânime dos membros da mesa da assembleia de voto do local de maior conveniência onde decidiu ir votar.
As urnas abrem às 8 horas de manhã e fecham às 19 horas.
Como é possível ser o eleitor escolher onde quer ir votar?
É possível porque todas as assembleias eleitorais terão acesso ao caderno eleitoral nacional desmaterializado, descarregando no computador com acesso ao caderno eleitoral, o eleitor que votou. A descarga fica imediatamente registada na base de dados consultável nos terminais disponíveis em qualquer assembleia de voto. O voto para aquele eleitor que acabou de exercer o seu voto deixa de estar disponível na base de dados e, como tal, em qualquer assembleia de voto.
Recorde-se que nas eleições europeias não há círculos eleitorais, há apenas um de âmbito nacional o que ajuda nas contas finais para o apuramento do mandatos.
Voto antecipado em mobilidade
Se quiser votar antecipadamente porque, por exemplo, no dia 9 de junho estará fora do país, poderá exercer o seu direito de voto no domingo anterior, dia 2, mas, nesse caso terá de se registar previamente até 30 de maio aqui: voto antecipado e seguir as instruções.