Depósitos a Prazo Junho 2024

Consulte 305 depósitos a prazo em oferta – junho 2024

Se somarmos os certificados de aforro, são 305 os produtos de aforro de baixo risco que surgem identificados no ficheiro excel que atualizámos, maioritariamente composto por depósitos a prazo em oferta em junho de 2024.

No essencial, desde a atualização anteriormente realizada em abril, a maioria dos depósitos a prazo continua a remunerar o mesmo mas entre as alterações, predominam as descidas das taxas de juro médias. Pontualmente identificámos algumas subidas e bancos que diversificaram a oferta para apresentarem produtos mais competitivos.

O movimento global, até pelo início da descida das taxas diretoras do Banco Central Europeu, tem sido, contudo, de redução progressiva, como dissemos, ainda que lenta, das taxas de juros dos depósitos a prazo.

Ainda assim, identificámos 21 depósitos que pagam pelo menos 3,5% de TANB com cinco a pagarem 4,0% ou memos 4,25% – sendo estes últimos depósitos promocionais de captação de clientes e /ou novos montantes.

E foram quase 80 os depósitos identificados como oferecendo, pelo menos, 3%.

A inflação média anual, esse imposto invisível sobre os rendimentos, andou em maio pelo 2,6%. Ou seja, num depósito a prazo a um ano seria necessário ter um depósito a pagar 3,6% de TANB para garantir a manutenção do poder de compra, caso a taxa de inflação média anual se mantenha nestes valores durante um ano. Não sendo missão impossível é difícil. Pela positiva fica a nota de que há ainda muitos depósitos que quase garantem essa manutenção do poder de compra, com perdas reais mínimas.

 

Depósitos a prazo em oferta – junho 2024

Em mês em que muitas famílias recebem reembolso do IRS e subsídio de férias esperamos que esta maior facilidade de comparação de ofertas de baixo risco possa ser útil para cada um decidir as suas opções de investimento.

Recordamos que os juros dos depósitos a prazo são tributados, junto das famílias, em sede de IRS à taxa de 28% sendo opção do titular dos rendimentos proceder ou não ao englobamento desse rendimento na sua declaração de IRS. Se nada fizer, o IRS a pagar será o que é retido à partida pelos próprios bancos que estes tratam de entregar ao Estado (os tais 28% dos juros recebidos).

Só quem seja titular de rendimentos sujeitos aos escalões de IRS mais baixos terá vantagem em englobar os rendimentos dos depósitos pois estará exposto a uma taxa média de IRS inferior aos 28%. O ideal é fazer as contas ou pedir ajuda a quem conheça como proceder às mesmas e comparar.

A imagem em baixo dá uma ideia do que poderá encontrar no ficheiro excel com os depósitos a prazo em oferta em junho/julho (fizemos a atualização a 17 de junho de 2024).

Se clicar na imagem será direcionado para a nossa página permanente sobre depósitos a prazo onde encontrará o ficheiro excel e mais informação sobre o trabalho feito regularmente pelo Economia e Finanças.

Depósitos a prazo em oferta - junho 2024
Clique na imagem para ser direcionada para a página de Depósitos a Prazo

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *