O calendário escolar 2024 2025 que aqui se publica em excel foi apresentado ao país através do Despacho n.º 8368/2024, de 25 de julho do Ministério da Educação. Na realidade, este despacho divulgou o calendário escolar referente a quatro anos letivos, até 2027/2028.
O hábito de se divulgar mais do que um calendário escolar já não é novo. A novidade é agora serem divulgados não dois mas quatro anos letivos. Ainda assim, contrariamente ao que sempre foi habitual, desta vez, o despacho com o calendário escolar não divulga as datas dos exames nacionais do ensino básico, nem os exames finais do ensino secundário.
Esta informação terá de aguardar mais alguns dias e será utilizada para regressar a este artigo e atualizar a versão do excel que aqui divulgamos. Recorde-se que no ano letivo 2023 2024 o calendário escolar incluindo o calendário de exames foi divulgado a 8 de julho. Durante o mês de agosto esteve em consulta pública uma proposta de calendário de exames (ver aqui no Diário de Notícias) que, ainda não oficializada (atualizado a 9 de setembro de 2024).
O ano letivo de 2024 2025 será um ano de entrada em vigor definitiva das alterações no acesso ao ensino superior com os alunos de 12º a terem de realizar mais exames finais para poderem, quer concluir o secundário, quer procurar aceder ao ensino superior. As notas dos exames voltam a influenciar a média final das respetivas disciplinas no secundário e haverá vários cursos superiores a terem de exigir mais exames e com um peso maior destes no cálculo da nota de ingresso.
Haverá também novos exames no 4º e 6º ano que substituirão as provas de aferição no 2º, 5º e 8º anos.
Calendário Escolar 2024 2025
Como habitualmente, utilizámos o calendário nacional de 2025 como referência e construímos o Calendário Escolar 2024 2025 em Excel que aqui se divulga.
Escolas com calendário semestral
Neste excel divulgamos o Calendário Escolar 2024 2025, sublinhando que há cerca de 1/3 das escolas que está a seguir uma lógica de organização do ano letivo semestral (dois semestres), em vez de seguirem três trimestres.
Quem frequente agrupamentos escolares que sigam semestres deverá ter atenção ao calendário específico dessas escolas que, apesar de terem de seguir as datas fundamentais de início e de fim do ano letivo, podem introduzir variações ao calendário do ano letivo.
Naturalmente, também nunca poderão organizar o seu calendário de forma a prejudicar o calendário de exames do ensino básico ou o calendário dos exames nacionais finais do secundário / de acesso ao ensino superior.