Na sequência do reforço de disponibilidade de vagas a cursos do ensino superior que se somam às disponíveis inicialmente (e que podem ser consultadas aqui, na DGES até dia 8 de setembro, incluive), a Direção Geral do Ensino Superior determinou a reabertura da Plataforma de Candidatura Online ao Ensino Superior entre os dias 9 e 11 de setembro de 2020.
Deste modo, será permitido aos candidatos reverem e alterarem, se desejarem, a ordenação de preferências dos pares curso/universidade a que pretendem candidatar-se na campanha de ingresso ao ensino superior de 2020/21.
O que mudou?
Em concreto, o número de vagas inicial no ensino superior era de 56.866 e será aumentado em 4.737 vagas face ao valor divulgado inicialmente em julho de 2020. Note-se que destas, cerca de 400 vagas referem-se a cursos com maior concentração de melhores alunos.
De onde vieram estas vagas?
Segundo a DGES:
Este reforço do número de vagas do regime geral de acesso ao ensino superior resultou das orientações aprovadas pelo Governo (Decreto-Lei n.º 62-A/2020, de 3 de setembro), que permitiram a transferência das vagas fixadas e não ocupadas nos concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior no ano letivo de 2020-2021 para o regime geral de acesso. O processo obteve o parecer positivo da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que reuniu hoje em Lisboa com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Diretor Geral do Ensino Superior, na sequência do aumento excecional do número de candidatos em 2020 face a 2019.
Recorde-se que no presente processo de candidatura se bateu um recorde de candidatos face ao que vinham sendo os valores habituais ao longo dos últimos anos. Foi o valor mais elevado desde 1996, num contexto em que estamos há várias décadas perante uma tendência de queda do número de nascimentos. Na prática, incluindo o ensino superior privado e demais opções de ensino superior público, metade da população com 20 anos estará a frequentar o ensino superior, com cerca de 90 mil matrículas em 2020.
Eis as métricas mais detalhadas divulgadas pelo DGES:
- Um reforço de 4.737 vagas face ao valor divulgado inicialmente em julho de 2020 (quando tinham sido disponibilizadas 52129 vagas) e um aumento de 5.298 vagas face a 2019;
- O reforço de vagas ocorre sobretudo nos cursos com mais procura, incluindo mais 399 vagas nos 17 ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos face a 2019 (excetuando Medicina), que assim têm um crescimento de vagas de cerca de 26% face ao ano anterior.
- O número de vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino superior politécnico aumenta 12% face a 2019, enquanto as vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino universitário aumentam 9% face a 2019;
Quando serão divulgados os resultados?
Os resultados da colocação dos estudantes decorrente da 1ª fase do concurso nacional de acesso serão divulgados a 28 de setembro, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior.
Mais informação no Guia de Acesso ao Ensino Superior.