A 8 de novembro de 2018, a Comissão Europeia (CE) divulgou as suas projeções macroeconómicas para Portugal em 2019 e 2020, bem como as projeções macroeconómicas para o União Europeia, Zona Euro e para cada um dos restantes países da União.
Segundo a Comissão Europeia, toda a economia europeia irá registar um ligeiro e progressivo abrandamento da atividade económica nos próximos dois anos.
O indicador de referência, apesar das suas cada vez mais evidentes insuficiências, continua a ser o crescimento real do PIB e para este, para a Zona Euro, a Comissão antecipa uma evolução de 2,1%, 1,9% e 1,7% para 2018, 2019 e 20202, respetivamente.
Quanto a Portugal, a projeção da CE aponta para um crescimento real do PIB de 2,2%, 1,8% e 1,7%, para 2018, 2019 e 2020, respetivamente. Ou seja, uma evolução praticamente alinhada com a média da Zona Euro.
Segundo a CE, a desaceleração do consumo privado e público acompanhará a desaceleração do PIB ,esperando, contudo, um aumento do investimento (formação bruta de capital fixo) especialmente em equipamentos.
As exportações e importações também deverão desacelerar mantendo-se um maior dinamismo das importações face às exportações oque deverá degradar a balança comercial.
O Comissão Europeia espera ainda que a inflação estabilize com crescimentos anuais a rondar os 1,6% e que o desemprego, ainda que diminuindo mais lentamente, continue em queda, atingindo os 5,9% em 2020.
Pode analisar a coleção completa de indicadores no mapa da CE que aqui reproduzimos.
O original pode ser encontrado no sítio da Comissão Europeia: