Para saber onde ficam os postos de carregamento elétrico em Portugal é incontornável visitar a página da MOBI.E, a empresa pública que tem a responsabilidade de gerir “os fluxos energéticos e financeiros resultantes das operações da rede de mobilidade elétrica“.
Na página na MOBI.E (mapa) é possível consultar a localização dos cerca de 500 postos de abastecimento ativos (dados de 2018 que representam cerca de 1250 tomadas disponíveis) encontrndo-se os postos de carregamento categorizados como normal, semi-rápido e rápido.
Note que, com ligeiras adaptações, o carregamento pode também ser feito a partir da rede doméstica.
Quanto demora carregar em cada posto de carregamento em Portugal?
Os dados de referência para os três tipos de carregadores disponíveis (para já) são de 6 a 8 horas para uma carga completa num posto normal, cerca de uma hora para 80% da carga num posto remi-rápido e de 20 a 30 minutos para 80% da capacidade num posto de carregamento rápido.
Espera-se a instalação de alguns postos de carregamento super-rápidos e o alargamento da rede durante o ano de 208 e seguintes.
No sítio da MOBI-E é possível aderir à rede, passo indispensável para poder efetuar carregamentos, independentemente do operador utilizado.
Durante o ano de 2018 (sensivelmente a partir do verão) os carregamentos passaram a ser pagos.
Pode, no entanto, continuar a haver postos de carregamento gratuitos em alguns municípios, por decisão da autarquia local.
À data em que consultámos a página da MOBI.E (março de 2018) verificámos que há algumas desatualizações importantes, em especial, nos conteúdos sobre perguntas e respostas frequentes.
Onde ficam os postos de carregamento no resto da Europa?
Contudo, A MOBI-E limita-se a Portugal e não é a única fonte de informação disponível.
Para encontrar postos de carregamento em outro países Europeus, uma das referências desde 2009 é a ElectroMaps originária de Espanha mas que cobre já boa parte dos países da União Europeia.
Terá de se informar previamente sobre as condições de carregamento se pretender deslocar-se para o estrangeiro, nomeadamente verificar se terá de aderir a algum sistema de gestão da rede, tal como sucede em Portugal.
Encontre aqui mais informação sobre automóveis elétricos.