A Câmara Municipal de Lisboa colocou a discussão uma proposta de intervenção da 2ª circular que tem gerado desde já algum debate e algumas opiniões fundadas em factos errados, quase anedóticos face ao real conteúdo da proposta. Por exemplo, em nenhum ponto a CML propõe a redução do número de faixas de circulação para estas serem substituídas por passeios e ciclovias ou parques infantis como já chegou a ser defendido por alguns críticos. Qual é então a verdadeira proposta de intervenção na 2ª circular?
Nada como investir alguns minutos e ir diretamente à fonte e, claro, se for do interesse dos leitores, participar no debate público em curso com vista a melhorar a proposta.
Proposta de intervenção na 2ª circular:
Pode encontrar informação detalhada no sítio da CML “Lisboa em Debate” onde foram disponibilizados vários documentos relativos à proposta de intervenção da 2ª circular, em Lisboa.
Destacamos os seguintes excertos:
“Ao nível da Infraestrutura rodoviária:
1 – Repavimentação em toda a extensão da 2ª circular com a reabilitação da fundação nos locais mais degradados e reposição do pavimento com soluções altamente resistentes e muito redutoras das emissões de ruído equivalentes a reduções do tráfego para cerca de metade.
2 – Reabilitação do sistema de drenagem quer pela regularização da faixa de rodagem quer pela substituição dos órgãos de drenagem.
3 – Substituição do sistema de iluminação pública para uma solução mais eficiente do ponto de vista da iluminância e do consumo energético que permite obter economias de custo até 60% em relação à situação atual.
4 – Renovação do sistema de sinalização vertical e horizontal para a tornar mais visível e compreensível.
5 – Instalação de um sistema de controlo de velocidade média nos troços mais críticos em termos de segurança.
Ao nível das soluções de traçado e perfil
6 – Reformulação de alguns dos acessos à 2ª Circular. Tendo em conta que uma das zonas mais problemáticas em termos de sinistralidade e de fluidez da circulação é o trecho entre o Eixo Norte/Sul e o nó de Calvanas a proposta apresenta uma solução que elimina dois entrecruzamentos na zona do Campo Grande através da eliminação da ligação da azinhaga das Galhardas à 2ª Circular logo que esteja estabelecida a ligação da Av. Lusíada ao Eixo N/S (no sentido Sete Rios/Telheiras) e com a ligação direta da 2ºª ircular à Av. Padre Cruz (no sentido aeroporto/Benfica).
7 – Reformulação dos nós de ligação ao IC19 e à A1. A configuração dos nós da 2ª Circular com IC19 e com a A1 para além de não facilitarem o encaminhamento do tráfego para a CRIL, são também geradores de significativos atrasos para os movimentos de saída de Lisboa. Pretende-se que de forma faseada e em articulação com as Infraestruturas de Portugal, reformular aqueles nós por forma a tornalo mais adaptados aos movimentos que nele circulam e facilitarem o encaminhamento do tráfego de atravessamento para a CRIL.
8 – Implantação de um separador central com 3,5 m de largura com árvores e arbustos ao longo de toda a 2ª circular com exceção das zonas onde existem viadutos.
9 – Redução da largura das vias para 3,25m conduzindo a uma redução da velocidade o que aumenta a segurança e o débito de circulação.
10. Marcação da via de rodagem mais direita como via de serviço especialmente dedicada para os movimentos de entrada e saída, através da aplicação de um betuminoso de coloração diferenciada.
11 – Plantação maciça de arvoredo nas áreas laterais ao longo de toda a extensão da 2ª Circular por forma a reduzir o impacto visual do corredor rodoviário em relação às áreas residenciais adjacentes e contribuir para a captura das emissões de CO2 e partículas em suspensão.
12 – Montar barreiras acústicas laterais junto aos edifícios de habitação onde não existam.
13 – Estabelecimento de um planeamento e faseamento de obra que evitam a eliminação de vias de circulação durante o dia.
14 – Utilização de processos construtivos de aumentam os rendimentos do trabalho a realizar e diminuem o tempo de execução da obra bem como o seu custo total. As obras de Requalificação da 2ª Circular terão uma duração de 11 meses e um custo global estimado de 9,75 milhões de euros.”
Eis os atalhos fundamentais que aqui reproduzimos sobre a proposta de intervenção na 2ª circular:
Elementos do projeto
Principais linhas de intervenção (5.5 MB)
Arquitetura paisagística
Geometria, arborização e revestimentos (19.9 MB)
Elementos do traçado