Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Talvez porque também a Espanha está a sair da crise? Tirando agora nestes últimos anos, a economia portuguesa sempre cresceu abaixo da espanhola: http://www.tradingeconomics.com/embed/?s=spnagdpq&v=201508041938e&d1=19150101&d2=20151231&title=false&url2=/portugal/gdp-growth&h=300&w=600
O tombo foi maior do outro lado da fronteira, é natural que a recuperação esteja a ser maior também…
Talvez porque Espanha tenha menos empresas públicas… e um mercado mais privado e liberal? Fica a pergunta para quem souber responder…
Porque os nossos Hermanos são mais patriotas, eles dão preferência aos seus produtos ” made in Spain” . Fui dono de uma empresa que exportava cerca de 80% para Espanha. Mas ficou bem claro e acordado, que todos os artigos, embalagens, paletes, etiquetas nada mesmo nada podia mencionar ” Fabricado em Portugal”.
Concordo com Jorge Leitão … os portugueses desleixam-se em preferir os produtos portugueses e acobardam-se de tomar iniciativas contra os interesses estrangeiros … Uma forma bacoquismo e de traição como outra qualquer !!!
Portugal nunca acompanhou a Espanha, mesmo quando teve possibilidades de o fazer. A estrutura sócio económica do pais ao nosso lado apresenta caraterísticas diferentes das nossas, desde logo dispondo de uma ampla classe média (alta, média e baixa).
A mentalidade dos espanhóis, em geral, é mais virada para a ação do que para a lamentação e queixume.
Acho que nos devíamos comparar com outros povos, como, por exemplo, os marroquinos. Estaremos a acompanhá-los? Ah, mas não estão no grupo dos 28
É tão simples como isto:- Portugal teve um resgate provocado pela Oposição em Bloco ao chumbar o PEC IV e o primeiro ministro foi com orgulho além da TROIKA. A Espanha ficou com o PEC que os nossos políticos recusaram e por isso teve de fazer muito menos austeridade. Vejam o que está a acontecer à Grécia. Até Ferreira Leite e alguns prémios Nobel da Economia referem que a austeridade, só por si não resolve, antes agrava o problema. http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2015/08/a-fraude-da-divida-grega.html
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2015/07/divida-socrates-passosportas.html
Concordo plenamente com o Jorge Leitão e com o Ice Boss. Proponho ao site economia e finanças que publiquem os gráficos de comparação da balança comercial (importação / exportação) de Portugal e de Espanha, para podermos validar, ou não esta ideia.
A cIasse média é importante para a saudáveI economia dum país.Por cá acabamos com eIa…
Portugal tem o IVA mais elevado que Espanha, e daí os espanhóis agradecem-nos este estupides dos portugueses, porque, assim, são muitos aqueles que vão lá comprar.
Seria muito simples Portugal cria uma taxa média mais baixa do que as taxas espanholas para inverter a tendência das compras e simplificava todo o processo interno.
Temos governos estúpidos e mal formados.