Para saber quais os cursos superiores com maiores taxas de desemprego bastará agora aceder ao sítio Porcurso desenvolvido pela Appscot uma start up nacional que visa desenvolver aplicações / ferramentas para as plataformas moveis mais difundidas internacionalmente.
Um dos objetivos é o de oferecer “conteúdo complexo de uma forma simples e acessível”. Estamos em crer o Porcurso respeita esta premissa dado que apresenta várias soluções de visualização e comparação de uma base de dados inevitavelmente vasta e de análise complexa de uma forma acessível e intuitiva.
O utilizador pode efetuar várias seleções que condicionam a informação apresentada, desde o grau de ensino (licenciatura ou mestrado) até ao leque de percentagem de taxa de desemprego que ache conveniente.
Nas infografias e menus disponíveis é possível lidar com dados relativos à taxa de desemprego e número de desempregados associados às universidades/cursos superiores registados junto do Ministério das Finanças. Numa nota técnica à informação os produtores desta ferramenta indicam que a informação teve por base os dados mais recentes (dezembro de 2013) publicados pela DGEEC. Destacam ainda que os números de diplomados se referem a diplomados entre 2009/10 a 2011/12 e que os desempregados resultam dos dados do IEFP (indivíduos com habilitação superior concluída entre 2010 e 2013).
Esta ferramenta não será perfeita, nem a informação utilizada será inteiramente fiel à realidade mas parece-nos uma das melhores aproximações possíveis.