Quais as 30 marcas portuguesas mais valiosas em 2014? Segundo o estudo anual da Brand Finance, uma multinacional a operar também em Portugal, a EDP mantêm-se desde 2011 como a marca mais valiosa de entre as mais de 140 empresas analisadas, em Portugal, sendo a única empresas portuguesa a entrar no TOP 500 mundial elaborado pela mesma empresa.
O valor da primeira classificada é sensivelmente o dobro do atribuido à segunda, a GALP Energia.
Sublinhe-se que quase todas as empresas do ranking viram a sua cotação melhorar no último ano, contudo esta valorização vem na sequência de vários anos de perda de valor imputável, em parte, à própria avaliação do país onde operam as empresas co ma respetiva tutela, ou onde têm uma parte relevante dos seus negócios. Eis o TOP 30:
- EDP,
- Galp Energia,
- Pingo Doce,
- Caixa Geral de Depósitos,
- Banco Espírito Santo,
- Continente,
- Banco Comercial Português,
- TAP,
- Jerónimo Martins
- Mota-Engil
- Cimpor
- BPI
- Worten
- Meo
- Zon
- SantanderTotta
- PT Empresas
- Recheio
- Portucel
- Sovena
- Superbock
- Optimus
- CTT
- Sagres
- Teixeira Duarte
- Inapa
- Sonae
- Montepio
- Martifer
- REN
O ranking do próximo ano trará alterações garantidas desde logo porque entretanto a Zon e a Optimus se tenham extinto e também porque a pressão sobre o Banco Espírito Santo provavelmente terá consequências na sua classificação. Através da Marketeer (clique aqui) é possível analisar com um pouco mais de detalhe os vários critérios utilizados na construção do referido ranking.