A partir do próximo sábado as carreiras 21 e 745 da Carris serão suprimidas e várias outras sofreram alterações no horário de funcionamento e no percurso, predominando o encurtamento e a renumeração (acrescentando-se um 7 às carreiras 25, 28, 30, 34, 36, 44, 54, 79 e 83) como principal alteração. O pretexto próximo é a recente abertura de mais três estações de metro, a justificação mais perene é a maior racionalização na exploração e a redução de custos.
A Carris já tem disponível na sua página informação detalhada sobre esta alteração que é já a segunda realizada desde o início de 2012. Eis um excerto do comunicado da Carris com as ligações mais relevantes:
“(…) Estes ajustamentos entram em vigor a 21 de julho de 2012 (sábado) e abrangem um conjunto de 7 carreiras que servem a área oriental da cidade de Lisboa e a área limítrofe do concelho de Loures, onde a mobilidade será substancialmente alterada na sua relação com o centro da cidade de Lisboa, face à referida expansão do metropolitano de Lisboa.
(…)