Poderá o preço do ouro continuar a subir? (Guest post)

[wp_ad_camp_1]
O texto que se segue é um guest post. Veja detalhes sobre o autor no final.

O gráfico abaixo retirado do site Goldprice, exemplifica com exatidão a evolução do preço do outro durante cinco anos.

A evolução regista tendencialmente uma subida e por esse mesmo motivo decidimos efetuar uma pesquisa e análise com o objetivo de determinar uma eventual subida ou descida do preço do ouro.

 Existem defensores de que o preço poderá eventualmente subir contudo existe também quem afirme com muitas certezas que os preços acabarão por cair após subidas tão altas.

Ao confrontarmos os factos chegámos a conclusão que os metais preciosos sempre foram procurados em momentos de crise, visto que são considerados repositórios de valor, especialmente em épocas de crise conturbada.

Os que defendem que o preço do ouro pode subir alegam o aumento dos custos que registou mais de 30% nos últimos anos, uma oferta mais variada e o aumento da procura de compra e venda.

Contudo existe também que desvalorize estes aspetos e defenda que a ascensão do mercado do ouro tem os dias contados muito devido a um simples fator: A Especulação.

À semelhança de outros mercados como o tecnológico, por exemplo, o ouro regista uma subida fenomenal ao longo dos anos, contudo existe sempre um momento de quebra e os defensores de que o valor do ouro pode cair afirmam precisamente esse facto.

Atualmente a maioria dos compradores de ouro são especuladores, empresas ou indivíduos que se fazem valer pelo aumento do valor do outro.

A conclusão passa pela ideia de que o ouro registou apenas uma subida história devido ao valor dado a metais preciosos em tempos de crise aliado à especulação sobre os possíveis altos rendimentos.

Portanto, os mitos de que o ouro não perde valor ou que é sempre uma boa garantia para quem não tem dinheiro podem ser deitados abaixo com uma simples descida do valor do ouro, à semelhança do que aconteceu com mercados em expansão anteriormente.

Os dados confirmam também que a subida do ouro já regista acentuados declínios, ainda que seguidos de ligeiras subidas.

Nos primeiros meses de 2012 a tendência foi para a descida relativamente a 2011 o que sem dúvida pode ser um mau presságio para os investidores de ouro.

Sobre o autor
Nuno Ribeiro é jornalista e editor principal do Blog do Ouro, um blog que pretende informar melhor como investir em Ouro. Também aborda temas como a compra e a venda de ouro usado, a cotação do ouro nos mercados internacionais e partilha dicas e conselhos.

Deixar uma resposta