A DECO, a Santa Casa da Misericórdia e a ActiveMedia (parceiro tecnológico) com o apoio da Direcção Geral do Consumidor, lançaram recentemente um sítio na internet dedicado exclusivamente à literacia financeira: o Gerir e Poupar.
Este sítio divide-se em dois logo na página de entrada, encaminhando os leitores para uma área especializada para quem tem entre os 6 e os 12 anos (o Guito) ou para uma outra vocacionada para quem tem mais de 12 anos (o Gerir e Poupar – Jovens).
O Guito trata de cinco temas base:
- Euro a nossa moeda;
- Saber usar o dinheiro,
- Paises do Euro;
- Gere a tua semanada;
- Vamos aprender a gerir o dinheiro.
Os conteúdos são apresentados com um grafismos atraente, intuitivo, repleto de atividades (como a simulação de um plano de despesa para a semanada) que procuram a inter-acção e que parece ajustado ao público alvo. O sítio permite aos pais ou tutores iniciarem de forma simples as suas crianças nos conceitos básicos sobre o dinheiro.
O Gerir e Poupar para quem tem mais de 12 anos aborda como temas centrais:
- O dinheiro;
- Como ganhar dinheiro;
- Gerir o dinheiro;
- Poupar e investir;
- O crédito;
- Olho vivo
Os conteúdos multimedia dominam surgindo vários vídeos com teatralizações que introduzem diversos conceitos e respondem a várias perguntas fundamentais (Exemplo: como surgiu o dinheiro, a troca, o valor do dinheiro, como funciona o dinheiro, etc). Conceitos como o custo de oportunidade, as regras comerciais, a inflação, são apresentados de forma intuitiva. Será possível ir um pouco além das questãos centrais já referidas, navegando por vários conteúdos adicionais disponibilizados através de artigos ou de blogues.
Recomendamos! Ou não fosse a iliteracia financeira um dos problemas mais graves que identificamos na economia portuguesa (e não só).