Os balcões virtuais de contacto entre os cidadãos e os mais diversos serviços e departamentos do Estado multiplicam-se e especializam-se. Já conhece o Balcão Sénior? A iniciativa ainda está a numa primeira fase de desenvolvimento mas já permite a realização de um conjunto de tarefas comuns. O destinatário final são cidadãos com mais idade, provavelmente acima dos 60 anos. Na descrição da apresentação do Balcão podemos ler:
” (…)[disponibilizam-se] serviços e informações relacionados com reforma, tempos livres, saúde e outras áreas de importância, tais como transportes, apoio social, lazer ou serviços como marcação de ambulância para transporte de doentes, marcação e pedido de apoio domiciliário, serviços municipais para seniores (pagamentos, marcações de actividades) ou utilities (telefone, electricidade).
Com este modelo de atendimento espera-se melhorar a qualidade de vida da população mais idosa, quer através da melhor informação que recebe, quer do acesso a serviços que muitas vezes desconhece. “
Ora e quais sãos os serviços disponíveis neste momento? Pode consultá-los aqui (clique para aceder). Em baixo publicamos os que se identificavam no momento em que acedemos ao Balcão:
”
- Pedido de Alteração de Dados de Pensionista;
- Pedido de Pensão de Velhice;
- Pedido de Complemento por Dependência;
- Pedido de Pensão Social de Velhice;
- Pedido de informação de Cálculo de Montante Provável de Pensão;
- Pedido de Subsídio por Morte;
- Pedido de Pensão por Viuvez;
- Pedido de Reembolso de Despesas de Funeral;
- Pedido de Complemento Solidário para Idosos;
- Pedido de Subsídio de Funeral;
- Pedido de Subsídio por Faltas Especiais dos Avós;
- Pedido de Declaração de Situação Contributiva / Não Aplicação de Sanções.
Para além destes serviços, o atendimento no Balcão Sénior irá dispor de informação relativa a alguns temas relacionados com Acção Social.”