A CP, o Metro, a Transtejo, a EMEL, a EMPARK, a OTLIS e a Câmara Municipal de Lisboa assumiram uma parceria que permitirá, em 2011, criar um novo bilhete totalmente integrado cujo custo permitirá concentrar todos os serviços de mobilidade prestados pelas empresas associadas; chama-se projecto Park & Ride. Por exemplo, sair de casa na periferia suburbana de Lisboa, estacionar no Alvalade XXI, apanhar o metro para o emprego e regressar será possível com um único título de transporte.
Não é ainda inteiramente claro se os número de parceiros poderá aumentar a outras empresas de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa nem tão pouco quais serão os preços a praticar para os bilhetes que deverão ter a duração de meio-dia, um dia ou um mês. O que é certo é que a tecnologia dos cartões Lisboa Viva (ou 7 colinas) permitem esta integração crescente podendo esta ser uma forma de dinamizar alguns dos recursos instalados e que tem estado a ser subaproveitados com prejuízos para a comunidade.
A ideia é boa, os detalhes por conhecer deverão, contudo, ditar o seu sucesso ou fracasso. Fiquemos atentos.
Para já estão previstos 5000 lugares de estacionamentos a atribuir a este projecto localizados nos seguintes parques de estacionamento:
- Parque de Álvaro Pais;
- Areeiro
- Biblioteca
- Campo Grande
- Colégio Militar
- Sete Rios
- Universidade
- Alvalade XXI
- Docas
- Oriente.
Fontes: Público, Agência Financeira e SIC.