Apesar de nunca se ter descontido tanto o futuro do euro desde que ele foi criado em 1999 como agora, o processo de alargamento da zona euro permanece conhecendo um novo episódio no próximo Sábado com a entrada da Estónia no clube dos países que adoptam o euro como moeda oficial. Eis um excerto do comunicado da Comissão Europeia sobre o assunto – aqui pode ler um relatório sobre o tema (em inglês):
” (…) A Estónia aderiu à UE em 2004 e tem procedido a profundas reformas económicas, sendo conhecida como o “tigre báltico”. A economia é extremamente flexível e, embora não imune à crise, demonstrou capacidade de funcionamento e ajustamento com uma taxa de câmbio fixa durante quase duas décadas.
No entanto, a adopção do euro não é o fim do caminho. Como 17.º membro da zona euro, a Estónia terá de aplicar medidas em matéria de dívida pública e défice orçamental que promovam o crescimento económico, a criação de emprego e a estabilização da taxa de inflação.Os últimos países a aderir à zona euro tinham sido a Eslovénia em 2007, Chipre e Malta em 2008 e a Eslováquia em 2009.”