O Banco de Portugal tem disponível um simulador de crédito à habitação que permite aos consumidores conhecerem um pouco melhor as contas que devem fazer e o impacto de algumas opções no cálculo da prestação a pagar, dos encargos adicionais e o custo global do crédito – teste aqui o simulador.
Este artigo foi atualizado em 2019.
Simulador de crédito à habitação
Infelizmente, o simulador de crédito à habitação do Banco de Portugal não incorpora a informação de mercado existente e é, em vários aspetos, difícil de parametrizar pelo que tem uma função meramente pedagógica. A recomendação do Banco de Portugal é a de que se contacte cada instituição de crédito para simular.
Para facilitar um pouco esta que é sempre uma tarefa à qual um consumidor deve dedicar algum dos seu tempo pois estará a assumir um compromisso a longo prazo, e assumindo que não quer pagar a uma empresa que lhe faça todo o trabalho de simulação (até porque algumas estão a soldo de alguns bancos específicos, não dando garantia de total isenção e alinhamento com os seus interesses), o primeiro passo é visitar os simuladores online das instituições bancárias.
Para o efeito, preparamos uma lista das ligações para os simuladores online de alguns dos bancos a operar em Portugal (em abril de 2018).
- Simulador da Caixa Geral de Depósitos
- Simulador do Millennium BCP
- Simulador do Santander Totta
- Simulador do Novo Banco
- Simulador do BPI
- Simulador do ActivoBank
- Simulador do Banco Best
- Simulador do Bankinter
- Simulador Montepio Geral
- Simulador do Banco CTT
- Simulador Eurobic
- Simulador A Banca
- Simulador da Caixa de Crédito Agrícola
Pode ainda testar o simulador da Deco Proteste.
Se tiver alguma sugestão ou comentário, não hesite em contactar-nos.
Como dissemos este é só o primeiro passo. Boa sorte e não deixe de ler outros artigos que preparámos e que o podem ajudar nesta negociação, sobre crédito à habitação.
Este artigo foi atualizado em 2018.
Não existe nenhum simulador de crédito habitação mais actualizado?
Obrigado pela pergunta Gisela. Acabámos de atualizar este artigo.
podem voltar a actualizar?