Se admitirmos que inveja pode não implicar retirar aos outros mas antes ter também, então invejamos claramente a qualidade da página do National Statistics Office da Grã-Bretanha. Não só o volume de informação deste National Statistics Online é assombroso (com informação cronológica para várias décadas) como a navegação pelo site é praticamente irrepreensível para utilizadores com níveis diferentes de conhecimento de estatística e com os mais variados interesses e necessidades.
Limpinho (sem roupagens espalhafatosas), simples (designações intuitivas, baseadas em links directos), pedagógico (os principais conceitos são sugeridos automaticamente), generoso (no volume de informação disponibilizado), versátil (nas opções de acesso à informação, nos downloads e na compatibilidade com os principais browsers), inteligente (com oferta de sugestões standard acertadas, para complementar uma leitura específica), sintético, transparente (muita meta informação disponível) e, desconfio que, relativamente fácil de manter e de actualizar. Acrescentaria apenas que talvez haja algum trabalho de Search Engine Optimization (SEO) a fazer nesta página do NSO britânico… Nomeadamente ao nível da designação das ligações. Aí poderiam aprendar algo com o colegas alemães do Destatis.
A forma e o conteúdo das páginas on-line dos Institutos Nacionais de Estatística reflectem a política de divulgação de dados em vigor em cada país, mas reflectem também (e/ou poderão condicionar positiva ou negativamente) a organização interna, o âmbito, detalhe e, em última análise, a utilidade e qualidade do trabalho aí realizados. A presença na web há muito que deixou de ser um detalhe, particularmente para organizações que têm por fito veicular informação. Talvez por cá também estejam para breve novidades nesta área.