Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
O título do post está errado, pois o que revela é que houve uma desaceleração da inflação. Há DEFLAÇÃO quando a taxa de inflação é negativa e não quando a taxa de inflação (positiva) diminui.
Isabel: o cabaz que em Junho só comprava com 114,7 unidades monetárias, em Julho comprava por “apenas” 114,4 unidades de medida (refiro-me ao índice de preços no consumidor, o tal que tem variação mensal negativa de 0,3%).
Ou seja, entre Junho e Julho os preços desceram, dai eu dizer que um JULHO houve deflação. Para sermos inteiramente honestos tipicamente isto acontece em Julho e Agosto como efeito sazonal. Há anos em que tal não ocorre (em 2005 por exemplo) e noutros em que é particularmente intenso, este ano por exemplo.
A taxa de inflação (media anual) de facto não diminuiu, aumentou 2,5%.