Síntese de Execução Orçamental de setembro de 2012

É difícil encontrar boas notícias na Síntese de Execução Orçamental de setembro de 2012 hoje divulgada:

Destacamos os seguintes excertos:

(…) As despesas com o pessoal diminuíram 14,5% (-15,5% até agosto), refletindo o efeito decorrente da medida de suspensão do subsídio de férias, bem como a evolução do número de funcionários. 

Em setembro as despesas com o pessoal diminuíram 4,9%, resultado que compara com -11,8% em agosto. Esta evolução é justificada pelo efeito base associado ao comportamento da despesa em 2011, com especial repercussão na evolução da despesa com o pessoal das forças e serviços de segurança integradas no Ministério da Administração Interna. (…)

A despesa com juros e outros encargos aumentou 20,5% (18,8% até agosto). (…)

(…) A receita efetiva cresceu 2,4% (4,7% até agosto) devido essencialmente à contabilização do montante de 2.687,1 milhões de euros relativos à transmissão da parte remanescente da titularidade dos ativos dos fundos de pensões das instituições de crédito (IC). A desaceleração da receita é justificada pela diluição do efeito da referida contabilização, bem como pelo comportamento menos
favorável dos impostos diretos.
Com efeito, a receita fiscal apresentou uma evolução negativa (-4,7%), mais acentuada que a observada até agosto (-2,3%).
A receita de impostos diretos decresceu 4,3%, infletindo o comportamento observado até agosto (+2,1%), resultado que é, em grande medida, explicado pelo impacto na execução deste mês da antecipação do prazo de pagamento da cobrança de IRS relativo a 2011.
A taxa de variação dos impostos indiretos manteve-se ao mesmo nível da observada até agosto (-5%), para o que contribuiu, sobretudo, o desempenho desfavorável da receita do Imposto sobre o Valor Acrescentado e do Imposto sobre Veículos.
A redução das contribuições sociais (-6%) que, ainda assim, se manteve ao mesmo nível do observado até agosto, reflete a evolução do emprego na execução orçamental da Segurança Social e, no caso da CGA, o impacto da medida de suspensão do pagamento do subsídio de férias do pessoal no ativo. (…)”

pdf Síntese de Execução Orçamental de setembro de 2012 Síntese da Execução Orçamental de outubro/2012
icxls Síntese de Execução Orçamental de setembro de 2012 Síntese da Execução Orçamental de outubro/2012 – Informação Estatística (versão portuguesa)
icxls Síntese de Execução Orçamental de setembro de 2012 Síntese da Execução Orçamental de outubro/2012 – Informação Estatística (english version)

 

GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos:


Artigos Relacionados

Top