Crédito consolidado

Crédito Consolidado e Crédito Pessoal: qual é o melhor para si?

Os créditos são excelentes desbloqueadores de projetos pessoais e até de situações financeiras mais delicadas, mas, para tal, é importante que os consumidores façam sempre uma escolha informada para que os benefícios da sua decisão se sobreponham às desvantagens.

Falar detalhadamente de cada uma das soluções de crédito presentes no mercado financeiro português seria, no mínimo, extenuante, razão pela qual optamos por nos dedicarmos por inteiro a duas das mais procuradas pelos consumidores: o crédito consolidado e o crédito pessoal.

Comecemos pelo crédito consolidado, a solução financeira que consolida todos os créditos num único, como passaremos a explicar.

 

Crédito Consolidado: o que é e qual a sua finalidade?

O crédito consolidado é uma solução que permite aos consumidores agilizarem a gestão das suas finanças pessoais através da consolidação de créditos.

Na prática, aquando de um pedido de consolidação de créditos, o banco ou instituição de crédito vai adquirir todos os créditos ao consumo que o consumidor detenha no seu nome e liquidá-los ficando, desta forma, como a única entidade credora.

Após a liquidação dos créditos (dois no mínimo), o consumidor ficará, assim, com apenas um crédito em mãos que, por sua vez, terá uma prestação mensal e uma taxa de juro mais baixas do que os créditos anteriores, bem como um prazo de pagamento mais alargado.

Poderá, ainda, juntar um financiamento extra que poderá aplicar na finalidade que desejar.

Uma vez que a prestação a pagar depois da consolidação de créditos poderá baixar em até 60%, a aposta num crédito consolidado vai permitir que o consumidor reduza a sua taxa de esforço e, assim, consiga uma melhor gestão das finanças pessoais.

 

Crédito Pessoal: o que é e para que serve?

Segundo a definição do Banco de Portugal, um crédito pessoal é,

“um contrato de crédito celebrado com particulares, sem fins comerciais ou profissionais, para financiar a aquisição de bens de consumo, designadamente computadores, viagens, automóveis, educação ou saúde”.

Enquadrada na chamada categoria do crédito ao consumo, o crédito pessoal oferece-nos, regra geral, montantes de financiamento entre os 200 euros e os 75 mil euros e prazos de reembolso que podem ir dos 12 aos 84 meses (limite máximo).

Aquando da celebração do contrato com a instituição de crédito, ficará definido o valor e o prazo de reembolso, não estando, contudo, referida a finalidade do empréstimo.

Ou seja, o consumidor poderá utilizar o dinheiro na finalidade que bem entender, seja ela a compra de um carro, a realização de obras em casa ou o pagamento de propinas.

 

Crédito Consolidado e Crédito Pessoal: qual é o melhor para si?

A finalidade a que se destina e as necessidades pessoais do consumidor são dois fatores determinantes na escolha de crédito, pelo que não podemos afirmar que existe algo tão definitivo como a “melhor solução”.

Como podemos perceber, o crédito consolidado e o crédito pessoal, apesar de apresentarem características semelhantes, estão em dimensões diferentes.

Ao passo que o crédito pessoal se destina, principalmente, ao financiamento da compra de bens e serviços, incluindo o pagamento de dívidas, o crédito consolidado é uma ferramenta cujo objetivo é equilibrar as finanças pessoais dos consumidores através da redução do peso das prestações de crédito no orçamento mensal e, consequentemente, da taxa de esforço, ainda que, como referimos, se possa pedir um financiamento extra.

Assim, para escolher o crédito ideal para si, deve perguntar-se, antes de mais, qual é o objetivo do seu pedido de empréstimo.

 

Use simuladores online de crédito consolidado e crédito pessoal

Independentemente da solução que escolher, aconselhamos a que, antes de contratar, faça a comparação entre créditos através dos simuladores online que bancos e financeiras colocam à sua disposição.

Por exemplo, se quiser perceber qual a melhor solução de crédito consolidado para si, poderá visitar a página de crédito consolidado da e-loan, uma intermediária de crédito já distinguida como PME de Excelência que, além do aconselhamento profissional especializado, lhe oferece a possibilidade de, em apenas alguns minutos, ficar a saber quanto pode poupar em função dos montantes de financiamento e prazos de reembolso de que necessita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *