A aquisição de comerciais ligeiros continua a ganhar peso em 2017 com o ritmo de aumento das vendas a superar claramente o registado entre os veículos ligeiros de passageiros.
Os dados mais recentes da ACAP relativos a fevereiro de 2017 revelam que a aquisição de veículos comerciais ligeiros aumentou 14,1% face a igual mês de 2016, enquanto que a aquisição de ligeiros de passageiros também aumentou mas em apenas 4,6%.
Aquisição de Comerciais Ligeiros
Esta relação é consistente com o que já havia sucedido em janeiro de 2017 e constitui uma mudança face ao que vinha sucedendo em 2016, ano no qual o incremento das vendas de automóveis foi mais intenso entre os veículos ligeiros de passageiros do que entre os veículos comerciais ligeiros.
Até ao momento, em 2017, venderam-se mais 2652 veículos do que nos dois meses homólogos de 2016, o que se traduz num aumento das vendas de 7,1%.
As vendas de veículos comerciais ligeiros aumentara 19,9% nos primeiros dois meses do ano, enquanto que as vendas de veículso ligeiros de passageiros aumentou 6,0%. Em cada veículo ligeiro vendido 13,1% ão comerciais ligeiros, há um ano essa percentagem era de 11,7%.
Aquisição de véiculos pesados
Entre os veículos pesados registam-se evoluções divergentes. As vendas de veículos pesados de mercadorias está em queda acentuado no início do ano (-15,4%) enquanto que as compras de pesado de passageiros está a crescer 4,2%.
No total, até fevereiro, foram vendidos 39.166 veículos.
Marcas mais vendidas:
O TOP 5 das marcas mais vendidas de veículos ligeiros registou a entrada da Citroen por troca com a BMW face ao mesmo período de 2016 (janeiro e fevereiro).
Registam-se ainda alterações nas posições com a Volkwagen a perder a 3ª posição que passou a ser ocupada pela Mercedes-benz que saltou de 4º para 3º.
- Renault
- Peugeot
- Mercedes-Benz
- Volkswagen
- Citroën