Em março de 2016 registou-se uma queda de preços dos Combustíveis, em termos homólogos.
Queda de preços dos Combustíveis:
Apesar do aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos que incide sobre os combustíveis de uso particular para os transportes (que já produziu efeitos durante o mês de março de 2016), a realidade é que a classe de despesas com Transportes (Classe 7) e, dentro desta, em especial, a sub-categoria Combustíveis, foi, segundo o INE, a classe de despesas com a variação homóloga mais negativa entre março de 2015 e março de 2016. A alguma distância, mas igualmente com contributos negativos tivemos a classe de Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (classe 1). Nas palavras do INE:
“O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de -0,4% em março (-0,1% em fevereiro), enquanto o índice referente aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação de -3,4% (-3,9% no mês anterior). “
No conjunto do cabaz de compras dos consumidores, a inflação aumentou 0,4% em termos homólogos, valor que sobe para 1% se apurarmos apenas a inflação subjacente, ou seja, o indicador que inclui todas as classes de despesa exceto a dos produtos alimentares não transformados e energéticos.
Em termos de incrementos dos preços face a março de 2015, o INE destaca:
“(…) assinala-se o aumento da taxa de variação homóloga da classe dos Restaurantes e Hotéis (classe 11) que passou de 0,2% em fevereiro para 1,8% em março. Aumentos menos significativos registaram-se nas classes das Bebidas alcoólicas e tabaco (classe 2) e do Vestuário e Calçado (classe 3) com variações de 4,4% e 0,0% respetivamente (4,1% e -0,2% no mês anterior). “.
A taxa de variação média anual (o indicador de referência para a inflação anual) manteve-se nos 0,6%.
Por memória, as classes de despesa:
- 01 Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas
- 02 Bebidas alcoólicas e tabaco
- 03 Vestuário e calçado
- 04 Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis
- 05 Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação
- 06 Saúde
- 07 Transportes
- 08 Comunicações
- 09 Lazer, recreação e cultura
- 10 Educação
- 11 Restaurantes e hotéis
- 12 Bens e serviços diversos