Emprego e desemprego em queda (dezembro 2015): segundo os dados definitivos divulgados pelo INE quanto às Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego em dezembro perderam-se 20,8 mil empregos face a novembro de 2015 tendo o número de desempregados também diminuído ainda que de forma mais ligeira (7,2 mil indivíduos).
Entre quem se destruíram postos de trabalho? Segundo o INE:
“A população empregada diminuiu para os adultos (25 a 74 anos) (0,1%; 4,6 mil), os homens (0,1%; 2,2 mil) e as mulheres (0,1%; 2,1 mil), tendo-se mantido praticamente inalterada para os jovens (15 a 24 anos).“
E quanto ao desemprego?
“Em janeiro de 2016, a estimativa provisória da população desempregada foi de 619,5 mil pessoas, menos 1,1 mil do que no mês anterior (0,2%). Neste mês, assistiu-se a um decréscimo mensal na população desempregada de mulheres (0,3%; 1,1 mil) e de jovens (1,0%; 1,0 mil). Por outro lado, tanto a população desempregada de homens como a de adultos se mantiveram praticamente inalteradas face ao mês anterior.”
Para que esta queda em simultâneo de emprego e desemprego possa ocorrer terá também ocorrido uma redução da população ativa. Recorde-se que nas estimativas mensais o INE não divulga o mesmo conjunto de dados que nas estimativas trimestrais pelo que não é possível inferir muito mais dos dados agora divulgados.