Segundo os dados provisórios do INE relativos às Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego o mês de setembroindicia uma queda, em simultâneo do número de desempregados e do número de empregados, 6,8 mil e 5,9 mil, do que em agosto, respetivamente. Recorde-se que estes dados do INE já são ajustados de efeitos sazonais, daí a maior pertinência de comparações com os meses imediatamente anteriores.
Quanto aos dados de agosto – já definitivos – o cenário é um pouco mais preocupante dado que se registou uma queda clara da população empregada para uma estabilização da população desempregada com subida em termos de taxa de desemprego. Eis alguns excertos da informação do INE:
“Em agosto de 2015, a estimativa definitiva da população empregada situou-se em 4 483,5 mil pessoas, tendo diminuído 0,3% em relação ao mês anterior (15,5 mil). (…)
Em agosto de 2015, a estimativa definitiva da população desempregada situou-se em 628,6 mil pessoas, tendo-se mantido praticamente inalterada relação ao mês anterior e interrompendo a sequência de decréscimos consecutivos que se verificavam desde fevereiro de 2015 (…)
Em agosto de 2015, a estimativa definitiva da taxa de desemprego foi de 12,3%, o que representa um aumento de 0,1 p.p. face ao mês anterior. Este comportamento ocorre após decréscimos consecutivos observados desde fevereiro de 2015 (…)
Fonte: INE
Este decréscimo da população empregada [setembro] foi observado em todos os grupos analisados neste destaque: homens (0,2%; 4,5 mil), adultos (25 a 74 anos) (0,1%; 3,8 mil), jovens (15 a 24 anos) (0,8%; 2,1 mil) e mulheres (0,1%; 1,2 mil). (…)
Neste mês [setembro], assistiu-se a um decréscimo mensal na população desempregada em todos os grupos analisados neste destaque: homens (1,5%; 4,6 mil), adultos (0,8%; 3,9 mil), jovens (2,5%; 3,0 mil) e mulheres (0,7%; 2,2 mil). (…) “
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.