O Banco Central Europeu (BCE) mantém dezenas de posições por preencher e está a recrutar. De facto continua a recrutar grandes volumes de quadros requerendo pessoal com competências muito diversificadas. No portal de carreiras do BCE é possível identificar mais de 20 vagas que vão desde ofertas de estágio até ao recrutamento de quadros de direção para a área de supervisão micro-prudencial ou direção de recursos humanos. A diversidade de competências requeridas é de facto assinalável, indo das associadas à contabilidade, auditoria, finanças, economia e gestão até às línguas (tradução), jurídicas ou engenharias diversas (como som ou infraestrutura tecnológica).
Os tipos de contratação disponíveis são igualmente diversificados indo dos contratos de curta duração até às comissões de serviço ou mesmo entrada nos quadros da instituição, dependendo das especificidades reveladas para cada vaga.
O BCE tem vindo a recrutar centenas de quadros por toda a Europa, satisfazendo assim as necessidade provocados pelo aumetno das competências de supervisão pan-europeias da instituição. Há neste momento várias dezenas de portugueses a trabalhar nos vários departamento do BCE que tem sede em Francoforte do Meno (Frankfurt am Main), na Alemanha, vulgo Frankfurt. A tabela remuneratória é habitualmente muito competitiva mesmo para os padrões de vida de Frankfurt.
Eis as vagas disponíveis à data da consulta (28 de outubro de 2015):