O INE divulgou hoje os primeiros resultados relativos ao mais recente inquérito de conjuntura ao investimento realizado junto de cerca de 3700 empresas nacionais (com pelo menos 4 trabalhadores e volume de negócios de pelos menos 125.000€). Entre uma das principais conclusões ressalta a expectativa de que, pelo segundo ano consecutivo, o investimento empresarial a caia 17% devendo ser particularmente intenso, em 2012, nas atividades imobiliárias (-30,p%), Industria Transformadora (-28,7%) e Transportes e Armazenagem (-28,6%).
A queda no investimento deverá ser particularmente intensa entre as pequenas empresas (com menos de 50 trabalhadores) e deverá rondar os 23,8%.
O recurso ao autofinanciamento como principal fonte de recursos financeiros deverá surgir reforçado passando a representar cerca de 2/3 do total (59,1% em 2011).
Sublinhe-se que a informação relativa a este inquérito é habitualmente sujeita a fortes revisões, sendo a informação recolhida junto das empresas atualizada semestralmente.