Para quem não é muito bom a matemática ou quer confirmar as contas, o Banco de Portugal disponibiliza um singelo mas eficaz simulador de juros nos depósitos bancários.
Sabendo o capital a investir, a taxa de juro anunciada, o prazo e a taxa de retenção na fonte aplicável poderá simular nesta ferramenta qual o retorno efectivo líquido que irá receber.
Note que será ainda relevante considerar outra informação que não consta da simulador mas que poderá encontrar noa nossa página dedidaca aos melhores depósitos a prazo como seja, a possibilidade, ou não ,de mobilização antecipada do capital, qual a perda de juros em caso de mobilização, o momento em que os juros são pagos e com que frequência, a possibilidade de renovações ou reforços, entre outros aspector que permitem uma melhor comparação entre ofertas de depósitos a prazo distintas.
Esta informação consta das fichas de informação normalizadas cujas ligações deixamos no nosso ficheiro excel com o comparativo de mais de 200 depósitos a prazo.
Gosto do que até aqui vi.
Volte sempre Rui 🙂
Acho esta forma de trabalhar muito útil e bastante informativa, em todo o nosso processo de economias pessoais, que nos ajuda a entender o que normalmente nos balcões dos bancos que há informações que nos ficam omissas.
Bem hajam, pela atenção dada ao assunto em epígrafe.
Despeço-me com elevada estima e respeitosos cumprimentos;
Pedro Santos