Tabelas de IRS para 2021 em Excel

Neste artigo complementamos a análise já feita na peça “Tabelas de IRS 2021 – Retenção na fonte” divulgando as Tabelas de IRS para 2021 em Excel.

Como já referimos no artigo anterior, sublinha-se que os escalões IRS 2021 não deverão conhecer alterações significativas antecipando-se que possa haver alguma revisão apenas no limiar do primeiro escalão por via de um aumento de €100 no mínimo de existência – a este propósito ler “O IRS vai baixar em 2021?“.

Por outro lado, as tabelas de IRS para 2021 que a seguir se apresentam, incluem uma revisão dos vários patamares que deverá levar a um aumento do rentimento disponível de várias famílias a partir de janeiro de 2021.

Esta revisão de limiares terá impactos muito diferenciados consoante o nível de rendimento e número de dependentes podendo ir de uma redução de IRS completamente marginal a até algumas dezenas de euros por mês.

Destaca-se, contudo, que este aumento de rendimento disponível a cada mês terá como contraparida uma diminuição do reembolso eventualmente devido pelo Estado a apurar após a entrega da declaração do IRS de 2021 em 2022. Na prática, por esta via, não há descida do IRS, há sim uma menor retenção mensal e uma menor necessidade de pagar reembolsos em 2022.

No fundo, os contribuintes emprestaram menos dinheiro ao Estado acima do que deveria ser o imposto que deveriam pagar.

 

Tabelas de IRS para 2021 em Excel

 

Pode consultar e descarregar aqui todas as tabelas de IRS em Excel a aplicar em 2021 – para o continente. Note-se que se incluem no ficheiro duas folhas. Uma para as tabelas de retenção de trabalho dependente e outra para as tabelas aplicáveis às pensões.

 

Tabelas de IRS para 2021 em Excel
Pode descarregar o ficheiro excel, clicando em cima da imagem.

Logo que estejam disponíveis, no Portal das Finanças, as tabelas de retenção do IRS 2021 para os Açores e Madeira também as iremos incluir neste artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *