Simulador oficial para calcular quanto se recebe em Lay Off

A Segurança Social divulgou no seu sítio na internet um Simulador oficial para calcular quanto se recebe em Lay Off.

Com exceção dos trabalhadores que tenham por remuneração base o salário mínimo nacional, os restantes que venham a ser incluídos no regime de lay off simplificado irão sofrer uma redução da retribuição, o objetivo é, contudo, procurar salvar postos de trabalho ajudando as empresas a fazer a ponto durante o que se espera seja o impacto económico (pelo menos mais direto) da crise provocada pelo surto de COVID-19.

 

Quem paga, quanto e quando?

O Lay Off simplificado está a ser atribuído automaticamente logo que as empresas o solicitem, sendo sujeito a fiscalização à posteri. As empresas deverão adiantar a totalidade do salário sendo que o Estado entregará, via Segurança Social, a sua comparticipação todos os meses no dia 28.

Esta medida prevê um esforço tripartido para ajudar empresas que forma forçadas a encerrar ou que tiveram cortes significativos na sua atividade. Este esforço tripartido passa por o Estado garantir 70% da remuneração de um máximo de €1905 (o equivalente a três salários mínimos), empregador pagar os restantes 30%.

Note-se que o valor da remuneração ilíquida será de apenas 2/3 do normal, pelo que o trabalhador também assume a perda de pelo menos um terço da remuneração. O valor perdido pelo trabalhador poderá ser superior a 1/3 sempre que a sua remuneração ilíquida superar o máximo de €1905. Isso acontecerá para todos os trabalhadores que recebam habitualmente mais do que 2.857,50 ilíquidos.

 

Simulador oficial para calcular quanto se recebe em Lay Off

Note-se que o trabalhador pagará Taxa Social Única como habitualmente (11%) e será sujeito a retenção de IRS, naturalmente, ajustado ao rendimento do mês. Haverá lugar a acerto aquando da declaração anual de IRS a entregar em 2021.

Para utilizar o simulador oficial para calcular quanto se recebe em Lay Off basta aceder a esta página da Segurança Social e introduzir o salário base ilíquido. O simulador devolve o valor ilíquido que o trabalhador irá receber, a contribuição a cargo do Estado e a parte da remuneração a cargo do empregador.

Clique para aceder ao simulador.

Como dissemos haverá lugar a pagamento de TSU pelo trabalhador (11%) mas não pelo empregador.

 

E se o Lay Off for parcial?

Se o Lay Off for parcial há também um simulador preparado pela Segurança Social. Nesse caso, além da remuneração base ilíquida deverá incluir também a indicação da percentação de trabalho parcial. Pode encontrar esse outro simulador oficial aqui.

Para saber qual o IRS a reter consulte as tabelas de IRS 2020.

8 comentários

  1. Por favor não enganem as pessoas com simuladores que nada têm a ver com a realidade.
    Então e os 11% de Segurança Social? E a retenção na fonte? É que nenhum trabalhador que vá fazer a simulação vai perceber que terão de ser aplicado descontos nessa simulação (e não página da SS não estão essas chamadas de atenção como estão aqui… será para enganar as pessoas?)

    1. Os descontos a fazer são expressamente referidos no nosso artigo, mais do que uma vez e com indicação para as tabelas de IRS para cada um apurr em que escalão ficará posicionado.

      1. Olà boa tarde ,o meu marido quero preencher mas ele não emtide preencher alguim pode mi ajudar como preencher

  2. Como será a retenção na fonte do IRS quando o lay off se iniciar a meio do mês, por exemplo a 13.04? Aplica-se proporcionalmente a tabela de retenção sobre o rendimento bruto antes do lay off (até 13.04) e a tabela RMMG a partir do dia 13.04 (após entrada em lay off)? Antecipadamente grato pelo esclarecimento.

    1. O ideal seria considerarem a remuneração mensal total e depois consultarem a tabela de retenção e aplicarem a taxa adequada. Faz pouco sentido haver duas taxas diferentes num mesmo mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *