Programa de Estabilização Económica e Social – versão integral

Após a reunião do conselho de ministros de 4 de junho de 2020 foi dado a conhecer o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES). O PEES visa ser uma peça chave na dinamização da economia e retoma económica, atentando aos temas do emprego e proteção social, entre outros.

Sem prejuízo de detalharmos em artigos posteriores, eventualmente já com base da legislação associada (entretanto já publicada), alguns dos principais aspetos do PEES, reproduzimos aqui a ligação para o documento do PEES divulgado pelo governo.

Clique para aceder

Destacamos, em jeito de enquadramento, as grandes linhas orientadoras referidas em comunicado do conselho de ministros.

 

Quatro pilares do Programa de Estabilização Económica e Social

Institucional

O segmento de matriz institucional incide em matéria de finanças regionais e locais, em temas conexos com contratação pública e o Tribunal de Contas, a criação de um Banco de Fomento, a capacitação da Administração Pública, a promoção de uma maior justiça laboral e fiscal, o crescimento do alcance da simplificação administrativa (SIMPLEX SOS), a reforma do processo de insolvência e recuperação de empresas e a forma como deve ocorrer a gestão e alienação do património do Estado.

Empresas

O segundo eixo, sobre empresas, incide essencialmente sobre mecanismos de financiamento, moratórias bancárias, regime legal do imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas, fundos de capitalização de empresas, teletrabalho e promoção de cadeias curtas de distribuição, a promoção de novas áreas de negócio, bem como a aceleração de PME.

Emprego

Na vertente do emprego, é atribuída especial relevância aos apoios à contratação, às orientações que deverá seguir o regime pós lay-off, a promoção da formação e requalificação profissional, a implementação de melhorias em matéria de higiene e segurança no trabalho, o incentivo e apoio ao autoemprego e ao empreendorismo, assim como à proteção de trabalhadores independentes e informais e à dinamização económica do emprego.

Temas de cariz social

Numa perspetiva social, o PEES assume como prioridades o reforço do Sistema Nacional de Saúde, o apoio à proteção de rendimentos, a promoção da universalização da escola digital, a implementação de uma estratégia nacional de combate à pobreza, ao apoio à juventude e infância e às reformas em matéria de habitação.

Acompanhe aqui mais artigos sobre o PEES.

blank

4 comentários

  1. Após a leitura do texto referente ao Programa de Estabilização Económica, para já e como é normal nestes programas pre´-fabricados vejo muita conversa, mas pouca parar, falta muito esclarecimento directo, para melhor esclarecimento do Povo. Por isso aguardemos o texto final, pode ser que seja mais esclarecedor e objectivo, Mas tenho muitas dúvidas, destas manobras políticas de entrada, porque normalmente já estão impugnadas de politicas e poucas obras. Manuel Freitas

  2. Bom dia meu caro Manuel Freitas,
    Tem toda a razão o PEES é pré-fabricado, aliás como o texto do seu comentário.
    50 slides com promessas que vão do “reforço do SNS” à “Agilização da contratação pública” e o meu amigo a única observação que faz é que é pré-fabricado.
    Então diga-me-lá é contra “o reforço do SNS” ou contra a “agilização da contratação pública”?
    Ou, contra a prática de uma política baseada na discussão democrática?
    Toda a realidade a que temos acesso é pré-fabricada pelos nossos princípios e valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *