Calendário Escolar 2020/2021 em Excel

O Despacho n.º 6906-B/2020 de 3 de julho de 2020 dos Gabinetes do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e da Secretária de Estado da Educação
vieram fixar os calendários, para o ano letivo de 2020-2021, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário. Tomando essa informação por base, neste artigo divulga-se o Calendário Escolar 2020/2021 em Excel bem como os vários calendários relativos às provas de aferição e aos exames dos vários anos letivos.

O ano letivo 2020-2021 será o segundo marcado pela situação de pandemia e o primeiro que terá o seu calendário original condicionado pelo facto. O ano letivo será mais extenso,  existindo um período de cerca de cinco semanas designado de período de recuperação das aprendizagens no qual se procurará mitigar alguns dos impactos negativos que o confinamento teve no ano letivo anterior.

O calendário está desenhado procurando preparar as escolas e comunidade escolar para enfrentarem alguma necessidade de resposta à pandemia que venha a impedir aquele que será o cenário privilegiado: o das aulas presenciais.

 

Calendário Escolar 2020/2021 por níveis de ensino

 

O calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário será o seguinte:

 

1º período Início entre 14 e 17 de setembro com fim a 18 de dezembro. Conforme referido acima, as cinco primeiras semanas destinam-se à recuperação das aprendizagens

 

2º períodoInício a 4 de janeiro e fim a 24 de março.

 

3º períodoInício a 6 de abril e fim diferenciado por escalão de ensino nos seguintes termos:

=> 9 de junho de 2021 — 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
=> 15 de junho de 2021 — 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade.
=> 30 de junho de 2021 — Educação pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

 

Além das interrupções associadas às transições de períodos haverá ainda uma interrupção de três dias: 15, 16 e 17 de fevereiro. Esta interrupção coincide com o carnaval que em 2021 se celebra a 16 de fevereiro.

Poderá encontrar o calendário escolar para os estabelecimentos particulares de ensino especial nos anexos do Despacho n.º 6906-B/2020.

 

Calendário Escolar 2020/2021 em Excel

 

Tal como habitualmente publicamos a Calendário Escolar 2020 2021 (clique para descarregar). Este ano além do maior número de dias de aulas temos uma 2ª fase de exames finais que foi deslocada de setembro para julho.

 

 

 

Calendário de Provas de Aferição e Provas Finais

Naturalmente, o calendário de provas de aferição do 5ª e do 8ª ano também já foi divulgado e também consta do ficheiro em excel que preparámos.

Já sabe se detetar alguma inconsistência por favor não hesite em contactar-nos.

 

E as escolas com calendário semestral? (ADENDA)

De facto, nos últimos anos tem existido a possibilidade de ter calendários diferenciados mas a situação não é tão simples quanto ter um calendário trimestral ou um semestral.

O calendário semestral pode ter variantes de escola para escola. Tudo depende da proposta que terão feito ao Ministério da Educação e se foi aceite ao não. Por exemplo, houve escolas no ano passado que mantiveram os mesmos tempos escolares que no calendário trimestral (mesmas pausas) mas organizaram-se em semestres. Outras seguiram os semestres com um calendário diferente em que as pausas no natal e páscos eram diferentes.
Este ano não sabemos exatamente qual será a disponibilidade para haver calendários diferenciados, mas como dissemos é possível que continue a não haver um único calendário semestral possível.

Nesses casos, a melhor atitude é que se contacte cada escola para receber indicações sobre a modalidade de organização e calendário. O padrão continuará a ser o dos trimestres, na maior parte dos casos.

Esperemos que o nosso calendário possa ser útil.

Pode encontrar aqui mais => calendários como o do ano 2021.

Bom ano letivo!

Tagged under:

5 Comentários

  • Pingback:Calendário Escolar 2020/2021 em Excel – Blog DeAr Lindo

  • Pingback:Calendário Escolar 2020/2021 em Excel

  • João José Geraldes Santana Branco Responder

    E o calendário por semestres para as escolas que funcionam neste regime?

    • Rui Cerdeira Branco Responder

      Bom dia João.
      De facto, desde o ano passado temos a possíbilidade de ter calendários diferenciados mas a situação não é tão simples quanto ter um calendário trimestral ou um semestral. A questão é que o calendário semestral pode ter variantes de escola para escola. Tudo depende da proposta que terão feito ao Ministério da Educação e se foi aceite ao não. Por exemplo, houve escolas no ano passado que mantiveram os mesmos tempos escolares que no calendário trimestral (mesmas pausas) mas organizaram-se em semestres. Outros seguiram os semestres com um calendário diferente em que as pausas no natal e páscos eram diferentes.
      Este ano não sabemos exatamente qual será a abertura para haver calendários diferenciados, mas como disse não creio que haja um único calendário semestral possível. Vamos estar atentos. Em todo o caso recomendo vivamente que se contacte cada escola para receber indicações sobre a modalidade de organização e calendário. O padrão continuará a ser o dos trimestres, na maior parte dos casos.
      Obrigado.

  • Pingback:Calendário Escolar, devolução de IRS a reformados, inventivos a trabalhadores independentes - TOP 15 - Economia e Finanças

Deixar uma resposta