Habitação, Casa

Táticas de negociação na compra um imóvel

Quando se pretende comprar uma casa, percebe-se que no mercado imobiliário existe uma grande variedade de imóveis, e os preços não irão variar apenas dependendo do imóvel e da região, mas também das suas capacidades de negociação tendo em conta o valor que está disposto a pagar. Negociar nem sempre é fácil ou natural para todos, mas se conseguir seguir estes passos, poderá ser bastante mais simples o processo de negociação do valor do imóvel.

 

Preparação

Analise o mercado, a região na qual deseja comprar o imóvel e os valores nessa região. Avalie como o mercado está nesse momento, em baixa ou em alta, e pesquise quais são os melhores momentos para comprar um imóvel (um estudo feito por NerdWallet, por exemplo, concluiu que a melhor época para comprar casas é durante inverno). Prepare-se também para visitar diversos imóveis, ponderando as qualidades e o custo-benefício intrínseco de morar em cada bairro.

 

Estabelecer o valor máximo que não ultrapassará

Parte de se ter uma boa estratégia é estar preparado para se afastar da mesa de negociações quando o negócio não é o ideal para si. Um ponto ainda mais importante é estabelecer qual o valor que não é adequado para si.

Uma dica interessante é partilhar com amigos e familiares qual será o máximo que pretende gastar. Desta forma, por receio de decepcioná-los, isto torna-se um bom mecanismo para o impedir de se deixar levar pelas emoções da negociação e de se desviar dos seus resultados cedendo a um valor mais alto do que desejava.

 

Visitar o imóvel

Parece um passo óbvio, mas muitas pessoas simplesmente visitam o imóvel de forma muito en passant, ou seja, estão tão animadas e fascinadas com a oportunidade de adquirir um novo lar que não prestam atenção aos detalhes.

Visitar a casa e analisar os detalhes, definindo aspectos que possibilitem diminuir o valor final, seja por melhorias que precisem de ser implementadas ou até mesmo por reparações e acabamentos na estrutura do local.

 

Conhecer o vendedor e os “Fatores invisíveis”

Um vendedor pode ser motivado a vender porque tem um parente doente fora da área, uma transferência no trabalho, um novo filho ou algum outro fator. Em algum destes casos, por exemplo, talvez uma conclusão mais rápida seja mais valiosa do que mais dinheiro para o vendedor. Para descobrir estes fatores invisíveis, um negociador habilidoso faz muitas perguntas abertas, fazendo com que a outra parte se sinta confortável para se abrir.

Lembre-se de que as negociações estão a acontecer independentemente de as partes estarem a falar de acordos ou apenas sobre o clima. Entender os possíveis motivos pessoais por detrás da transação faz com que a negociação não só seja mais amigável como também muito mais fácil para ambas as partes (quem sabe até mais barato!).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *