Hora Inverno

Mudança para a hora de inverno – 2019

O horário de verão de 2019 termina ao fim de sete meses de vigência no último fim de semana de outubro de 2019. Será nesse momento que ocorrer a mudança para a hora de inverno – 2019.

 

Como proceder à mudança para a hora de inverno – 2019?

Se vive em Portugal continental ou na Região Autónoma da Madeira no dia 27 de outubro deverá atrasar o relógio 60 minutos logo que sejam duas horas da manhã voltando assim a ser uma da manhã.

Hora Inverno 2019
A imagem representa a mudança a aplicar no Continente e na Madeira. Nos Açores deverá ocorrer quando o relógio marcar 1 da manhã. Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa

 

Se vive na Região Autónoma dos Açores a 27 de outubro deverá atrasar o relógio 60 minutos logo que seja uma da manhã voltando assim a ser meia-noite.

blank

Este horário estará vigente até 29 de março data em que entrará em vigor o a hora legal de verão referente ao ano 2020.

 

Curiosidade:

Sabia que há indício de que os ataques cardíacos diminuem no dia seguinte à mudança de hora de inverno e aumentam a seguir à mudança de hora de verão? A hora a mais de sono ou a menos parece ter um impacto na saúde bem mais significativo do que se poderia supor. A este propósito sugerimos a leitura de Daylight saving time linked to heart attacks: study

Pode encontrar mais informação sobre este tema, nomeadamente a regulamentação comunitária sobre o assunto ou datas futuras de mudança de hora na página dedicada ao tema gerida pelo Observatório Astronómico de Lisboa.

5 comentários

  1. Isto tudo para ver um anúncio da Cofidis?
    Afinal qual é data de mudança de hora?
    Santa paciência!
    Foi o computador que comeu algum parágrafo?

  2. O artigo diz: 27 de outubro!
    Provavelmente, escapou-lhe a leitura dessa frase… E até diz até quando vai o horário de inverno.
    Continuação de boa tarde.

  3. O que considero engraçado é dizer-se que se dorme mais ou menos uma hora, quando se altera a hora. É a força do poder mental sobre o fisico, pois ninguém dorme mais nem menos uma hora com a alteração da hora. Se habitualmente o corpo dorme 8 horas será exatamente este tempo que o corpo irá fazer e não porque se muda a hora no relógio. Se por exemplo no dia 24 de Outubro me deitar às 23 horas e acordar às 7 horas de dia 25 Outubro, dormi 8 horas. Se no dia 26 me deitar às 23 horas e acordar no dia 27 às novas 6 horas , irei dormir na mesma as 8 horas. Por isso não existe dormir mais ou menos. O que pode acontecer é eu olhar para o relógio e ver que ainda é cedo e tentar dormir mais, mas isso acontece o mesmo se o fizer em outro dia que não o da mudança da hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *