Mapa dos postos de combustível onde ainda há combustível

A VOST Portugal – Voluntários Digitais Em Situações de Emergências para Portugal criou (na realidade atualizou) mais uma ferramenta colaborativa que todos podemos usar gratuitamente e para a qual todos podemos contribuir com informação. O objetivo é ajudar as pessoas a partilharem informação sobre os postos de combustível que têm ou já não têm combustíveis. Neste caso disponibiliza um mapa dos postos de combustível onde ainda há combustível.

Esta ferramenta dependerá da qualidade da informação reportada mas é em si um serviço público assinalável pois disponibiliza uma infraestrutura para difundir essa mesma informação de forma fácil e rápida.

A coluna dorsal da ferramenta é a indexação georeferenciada e acessível através do mapa de Portugal de todos os postos de combustível e respetivas moradas. O mapa de Portugal utilizado é o disponibilizado pela aplicação WAZE.

Além da localização geográfica e endereço através do apa dos postos de combustível é ainda indicado que tipo de combustíveis é vendido e quais se encontram disponíveis.

Abastecer combustível
Clique para aceder

Caso um posto esgote algum tipo de combustível isso surgirá indicado no mapa.

blank

A aplicação tem o sugestivo nome de “Já não dá para abastecer” e tanto pode ser consultado em computador de secretária como em dispositivos móveis.

Além da aplicação propriamente dita, a VOST criou ainda uma hashtag – #JáNãoDáParaAbastecer – através da qual irá divulgando informação sobre as restrições, condicionamentos e dicas associadas aos problemas de abastecimento provocados pelas greves de abastecimento que afetem os postos de combustível.

Pode acompanhar esta e outras iniciativas do movimento VOST, nomeadamente, seguindo a sua conta no twitter @VOSTPT.

Recomendamos a leitura do artigo “Postos de abastecimento da rede de emergência Agosto 2019” para conhecer a rede existente de cerca de 320 postos, a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA). Note que na aplicação acima referida, estes postos de combustível também surgirão devidamente identificados.

2 comentários

Deixar uma resposta