Eleições

Como saber onde votar nas Eleições?

O cartão de eleitor foi extinto e deixou de ser usado como referência nas eleições europeias de 2019. A organização das eleições a nível local quanto às assembleias de voto e à distribuição dos eleitores sofreu alterações nas freguesias isto porque, até então, era comum ordenar e distribuir eleitores de acordo com o seu número de cartão de eleitor. A partir de agora são organizado por ordem alfabética. Como consequência muitos eleitores terão de descobrir quais os seus novos locais de voto. Chegamos assim à pergunta “Como saber onde votar nas Eleições?” que aqui procuramos responder.

As respostas a esta pergunta que aqui encontra, devem estar disponíveis para a generalidade das eleições.

 

Como saber onde votar nas Eleições?

Pela Internet:

Utilizando a internet, a forma mais simples de descobrir qual a mesa de voto e onde fica é recorrer à página dedicada ao Recenseamento Eleitoral. Para descobrir qual a mesa e local de voto basta conhecer o número do cartão do cidadão e a data de nascimento do eleitor. Pode ainda ser necessário introduzir um código que surge no ecrã.

Caso não saiba o número do cartão do eleitor pode ainda descobrir a mesa e local de voto se souber o nome completo e a data de nascimento. Nesse caso deve usar a página alternativa do recenseamento. Note que para as inscrições de cidadãos estrangeiros no recenseamento eleitoral deverá sempre utilizar esta segunda via, ou seja, pesquisar por nome e data de nascimento.

Eleições
Clique para ser reencaminhado.

Através do telemóvel:

Através dos smartphone e dos telemóveis há mais duas alternativas.

Uma é instalar a aplicação MaiMobile do Ministério da Administração Interna que também informa sobre o recenseamento eleitoral (ligação para loja Android aqui; ligação para iTunes aqui).

A outra é enviar um SMS, em concreto:

  • envie um SMS para o 3838 (serviço gratuito) com a seguinte mensagem:
  • RE <nº de Identificação civil sem digito de controlo> <data de nascimento no formato AAAAMMDD>   (exemplo: RE 12344880 19891007)

Se estiver corretamente recenseado deverá receber uma mensagem de volta com a indicação da número da mesa de voto e a sua localização.

 

Outros meios:

Finalmente, pode ainda descolar-se à sua junta da freguesia ou câmara municipal para consultar as listas que organizam alfabeticamente os eleitores pelas mesas e locais de voto, listas que devem estar expostas publicamente antes de cada eleição. Se estiver no estrangeiro visite a Comissão Recenseadora da sua residência.

 

Se este artigo não esclarece todas as suas dúvidas quanto ao tema recomendamos que visite o Portal do Eleitor onde encontra muitos tópicos e perguntas e respostas sobre as eleições na perspetiva do eleitor.

Participe nas eleições, defenda a democracia.

Deixar uma resposta