Será que é mesmo possível poupar com o crédito consolidado?

Durante vários anos temos assistido a um debate sobre as vantagens e desvantagens do crédito consolidado. Neste artigo iniciamos um conjunto de artigos sobre o crédito consolidado e as suas potencialidades. Hoje focamo-nos na potencial poupança que poderá ter com este tipo de crédito.

 

Junte os créditos todos num só

O crédito consolidado é uma ferramenta de gestão das finanças pessoais que permite juntar todos os créditos num único. Na prática, se tiver diversos créditos com várias datas de pagamento e prestações o que faz é pedir a uma instituição financeira que financie o montante suficiente para amortizar todos os créditos. Fica assim apenas com uma dívida e uma data de pagamento.

 

Porque é possível poupar dinheiro com o crédito consolidado?

Se tiver €20.000 espalhados por 4 bancos e fizer um novo crédito do mesmo montante isso não significa que começa automaticamente a poupar dinheiro. Só é possível reduzir as suas prestações com uma de três situações:

  • Reduzir a taxa de juro média – Sendo a taxa de juro o custo do dinheiro, ao reduzir a taxa de juro estará automaticamente a baixar o seu custo mensal. As diferenças de taxas podem ser muito interessantes, especialmente se tiver muitos créditos de curto prazo como sendo cartões de crédito
  • Aumentar o prazo – O prazo do empréstimo é o tempo que irá demorar para amortizar o seu crédito. Quanto mais demorado for o prazo menor será a prestação, mas também maiores serão os juros que terá de suportar.
  • Reduzir a taxa e aumentar o prazo – A conjugação das duas estratégias acima identificadas e que pode traduzir-se numa redução quer da prestação quer dos juros que suporta, especialmente se conseguir associar uma hipoteca

 

E quando não é possível poupar?

Ao reduzir a sua prestação mensal está a abrir a porta a novas oportunidades de consumo. Assim, se não utilizar corretamente o crédito consolidado irá aumentar os seus custos, pelo menos a prazo. Se fizer um crédito consolidado a estratégia que lhe sugerimos passa por tentar usar a poupança mensal para fazer entregas pontuais para amortizar o seu crédito mais rapidamente.

Artigo patrocinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *