Rendimento monetário disponível por adulto equivalente sobe pelo quatro ano consecutivo – 2017

O Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC) realizado pelo INE em coordenação europeia, no ano de 2017, e relativo aos dados de 2016 revela que o rendimento monetário disponível por adulto equivalente sobe pelo quatro ano consecutivo.

O INE dá especial destaque na sua comunicação ao público ao facto de a proporção de pessoas que viviam com insuficiência de espaço habitacional estar em queda bem como a proporção de pessoas afetadas por condições severas de privação habitacional.

Eis o resumo no Destaque à Comunicação Social do INE sobre o EU-SILC:

“De acordo com os resultados definitivos do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, em 2017 9,3% das pessoas viviam com insuficiência de espaço habitacional e a proporção de pessoas afetadas por condições severas de privação habitacional foi de 4,0%, menos 1 ponto percentual (p.p.) e 0,9 p.p. que no ano anterior. 
Foi também positiva a evolução da taxa de sobrecarga das despesas em habitação, que atingiu 6,7% da população em 2017 (menos 0,8 p.p. que em 2016). 

Fonte: INE

Os resultados definitivos do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC) indicam ainda que o rendimento monetário disponível mediano por adulto equivalente foi, em termos nominais, de 9 071 euros em 2016, que corresponde a um limiar de pobreza de 5 443 euros. Estes resultados confirmam a taxa de risco de pobreza de 18,3% em 2016, bem como a taxa de risco de pobreza ou exclusão social de 23,3%, divulgadas em novembro de 2017.  
O rendimento monetário disponível médio por agregado familiar foi de 18 396 euros anuais em 2016, mais 2,4% que no ano anterior e mais 8,6% que o valor mínimo da série registado em 2013, mas ainda inferior ao valor de 2009.”

Pode encontrar moas detalhes no sítio do INE onde, entre outros, se disponibilizam gratuitamente as estatísticas e a análise detalhada.

Pode comparar este números com os de anos anteriores recuperando as nossas análises sobre a pobreza e as condições de vida.

Deixar uma resposta