Quais os principais custos e encargos com o Crédito Habitação?

By Crédito Leave a comment
IMI

A compra de um imóvel é um processo burocrático que envolve diversos intervenientes, obrigando a que suporte um conjunto de custos e encargos. Neste artigo damos-lhe nota dos principais custos que terá de suportar com a contratação do crédito habitação.

Os principais custos do Crédito Habitação estão agrupados num conjunto de categorias:

  • Juros remuneratórios pela utilização do dinheiro;
  • Prémios de seguro de vida e seguro multirriscos habitação;
  • Comissões diversas.

 

Como interpretar a prestação do empréstimo?

A prestação de um crédito habitação engloba duas variáveis distintas:

  1. Pagamento de juros;
  2. Amortização de capital.

Tenha em mente que neste contexto apenas os juros são um custo. A amortização de capital é uma operação de soma nula. Ou seja, reduz o valor que tem na sua conta bancária, mas também reduz o valor da dívida. Assim, poderá mesmo olhar para esta componente da prestação do crédito habitação como uma poupança forçada.

 

Como conhecer todos os custos do crédito habitação?

No momento da simulação o banco irá dar-lhe um detalhe de todos os custos que terá de suportar. Estas e outras informações importantes poderão ser consultadas na Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE), um documento obrigatório.

A Taxa anual efetiva global é a taxa que engloba todos os custos que terá de suportar com uma operação de crédito. Esta taxa depende do spread contratado, do valor do indexante no momento da contratação e de todos os custos e encargos que terá de suportar no momento inicial e ao longo de todo o contrato.

 

Como poupar dinheiro no crédito habitação?

Para poder reduzir todos os encargos e custos com o crédito habitação deverá negociar com o seu banco. Tenha em mente que as comissões e encargos variam de banco para banco, pelo que deverá fazer uma pesquisa cuidada. Para começar, poderá preencher o simulador de crédito habitação para obter uma ideia do que poderá pagar. De seguida, deverá negociar as condições com o banco, sendo certo que o principal ponto de negociação está no spread, no prémio dos seguros e nos produtos adicionais ao crédito habitação que poderá ter ou não de contratar.

Tagged under:

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.